Saldo dos 100 primeiros dias do ano é positivo; Confira o retrospecto

 Resultado de imagem para camara municipal de mandaguari

“Os 100 primeiros dias de trabalho de 2019 na Câmara de Mandaguari foram muito positivos”, destacou o presidente da Casa, Hudson Guimarães. Manutenção da estrutura do prédio e imobiliário, aproximação da comunidade mandaguariense por meio de canais de comunicação e fiscalizações intensificadas dos vereadores promoveram, entre outras ações, um saldo satisfatório e que deve ser combustível de trabalho pelos próximos meses.  
       
            Embora a Sessão Legislativa (período que compreende o início ao fim do trabalho Legislativo) tenha iniciado em fevereiro, com as sessões ordinárias, vereadores e servidores “começaram os trabalhos” logo no início do ano. A posse da nova mesa diretora, eleita para o biênio 2019-2020, promoveu novas metas para as atividades internas e, consequentemente, um novo planejamento.

            Confira um resumo das principais ações realizadas pela Câmara de Vereadores nos 100 primeiros dias de 2019.           
             
Fiscalização
            A fiscalização intensificada dos vereadores no atendimento em saúde de Mandaguari gerou requerimentos, reuniões e, principalmente, soluções rápidas para problemas da comunidade. A ida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) proporcionou o diálogo com servidores e usuários, que expuseram inadequações no atendimento público mandaguariense. Cobranças à Secretaria de Saúde resultaram em aditivos financeiros para contratação de consultas, andamento de filas de exames e também a abertura de concurso público para médicos.

            ‘Patrimônio’ de Mandaguari, as estradas rurais, principais meios de acessos à comunidades, vilas, igrejas e cidades vizinhas, também tiveram a atenção no período. Os parlamentares verificaram a execução de revestimento nas estradas Rochedo, Cambota e Roque Pedroni. Também foram cobradas melhorias nos 25 quilômetros da Vitória do Alegre, com o revestimento de materiais mais resistentes à ação das chuvas e responsabilização pela roçada do entorno da via.

            Os vereadores também visitaram o Canil Municipal para verificar a situação da obra. Foram identificados danos materiais por desgaste natural no prédio, que está desocupado e aguarda inauguração. Um relatório que detalha editais, gastos e outros assuntos correlatos será usado para cobrar responsáveis pela obra nos próximos dias.

            O período contou, ainda, com a implantação do “Lupa Fiscalizadora”, um projeto que sistematiza a fiscalização de todas as contratações realizadas pelo Poder Executivo. A atividade é pioneira no país e promoverá a economia ao erário, uma vez que questiona possíveis falhas nos contratos realizados pelo município. Prestes a completar um mês, o “Lupa” já analisou mais de 25 projetos, tudo sem nenhum custo para a Câmara.  

Legislativo
            O Plenário da Câmara se reuniu para sete sessões ordinárias e quatro extraordinárias nestes 100 primeiros dias. Dentre projetos discutidos e aprovados, tem destaque o apoio unânime da Casa ao subsídio do transporte aos universitários que estudam diariamente em cidades vizinhas.

            A aprovação do projeto de lei (PL) nº018/2019, também de autoria do Executivo, aprova o repasse de R$ 500 mil para a Secretaria de Saúde. Este valor será direcionado às consultas de especialistas e afogará as filas existentes nesta área.

            Além das ações dos “vereadores adultos”, o período teve também a primeira sessão ordinária do Parlamento Jovem, um programa do Tribunal Superior Eleitoral que incentiva a participação política de jovens. Os representantes solicitaram, via requerimento, melhoras na infraestrutura e mais segurança nas escolas.  
              
Manutenção
A manutenção do prédio da Câmara foi assunto prioritário nos 100 primeiros dias de 2019. A atenção ao patrimônio público resultou na reforma e adequação dos móveis usados pela administração e do Plenário da Casa. A compra de utensílios para a cozinha renovou o estoque de 2010. “Desde que foi inaugurada, há nove anos, a Câmara não havia passado por ações de reparo como esta. Isto é fundamental para valorizar a fazer a manutenção destes bens que são de todos os mandaguarienses”, destacou o presidente Hudson Guimarães.

A instalação de uma porta entre o corredor interno e a recepção do prédio promoveu a modernização, melhora nos trabalhos internos, privacidade à comunidade atendida pelos vereadores e economia, uma vez que o ar refrigerado pelo equipamento de ar condicionado fica concentrado num só espaço. 

            A valorização dos servidores refletiu na compra de uniformes ideias para todas as estações. A iniciativa, aprovada pelo corpo interno, reforçará a imagem da Câmara frente ao público.

Modernização
            As ações de modernização incluíram uma nova estratégia de comunicação da Câmara com os mandaguarienses. A entrada nas mídias sociais, como o Facebook, o Instagram e o Twitter, permitiu que a população acompanhe em tempo real as atividades dos vereadores.

O lançamento do novo site, que pode ser acessado por meio de computador e dispositivos móveis, destacou o compromisso com a transparência e o diálogo. Críticas, sugestões e demais assuntos podem ser encaminhados por meio do “Fale Conosco” ou da Ouvidoria, ambos disponíveis no www.camaramandaguari.pr.gov.br.

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário