CPI convoca diretores do BNDES, da Odebrecht e do grupo J&F

A comissão que investiga possíveis irregularidades nos investimentos do BNDES aprovou a convocação de Joesley e Wesley Batista, entre outros
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Reunião
CPI do BNDES aprovou 24 requerimentos na terça-feira (9)
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar possíveis irregularidades nos investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entre 2003 e 2015 aprovou na terça-feira (09) a convocação dos executivos da J&F Joesley Batista e Wesley Batista, do empresário Eike Batista, e do ex-presidente da Odebrecht Marcelo Odebrecht.
Eles são alvos da investigação dos parlamentares por compor os grupos empresariais objeto da chamada “política de campeões nacionais” que dirigiu a concessão de empréstimos do banco no período investigado. 

Ex-ministro da Fazenda e atual presidente do BNDES, Joaquim Levy, também foi convocado a prestar esclarecimentos. Entre os 24 requerimentos aprovados nesta terça-feira (9) também está a convocação de ex-diretores do BNDES, da JBS, e também da Odebrecht.
Os deputados também aprovaram quebra do sigilo de contratos firmados pelo BNDES entre 2003 e 2015 e de informações sobre os empréstimos concedidos para a construção do Porto de Mariel, em Cuba.
A CPI é presidida pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), autor do requerimento que solicitou a investigação. O relator é o deputado Altineu Côrtes (PR-RJ).
O objetivo da CPI do BNDES é investigar contratos firmados pelo banco de fomento entre 2003 e 2015, com ênfase nos acordos internacionais. São projetos em países como Gana, Guiné Equatorial, Venezuela, República Dominicana e Cuba. Empreiteiras brasileiras obtiveram financiamento para obras no exterior. A justificativa para o investimento seriam contrapartidas que colaborassem para o desenvolvimento econômico e social do país.

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário