Fazenda reduz custos, economiza papel e agiliza obras com novo sistema


A Secretaria de Fazenda (Sefaz), em parceria com empresa terceirizada, desenvolveu software que tramita e gerencia as compras de 23 secretarias e órgãos ordenadores de despesas. Nesta semana, iniciou a digitalização do empenho, uma das fases anteriores à autorização de execução de serviços. Além de reduzir custos, economizar papel, a medida agiliza a construção de obras, compras de equipamentos e produtos.

Em 2018 foram emitidos 34.128 empenhos e mais de 70 mil assinaturas foram necessárias. A estimativa é que de dias, o empenho seja finalizado em poucas horas. A medida também evita ampliar o acúmulo de processos físicos em arquivo, reforça a segurança dos documentos sem riscos com extravios e deteriorações, além de facilitar a consulta pública, gerando mais transparência no serviço público.

A Sefaz iniciou a digitalização de processos, ainda em 2018, com a solicitação de compras. A ação facilita o trâmite, não necessitando que servidores da secretaria solicitante se desloquem de diversos pontos do município até o Paço Municipal. Com o novo sistema a solicitação pode ser feita de qualquer local, facilitando também a consulta de processos. De cinco dias em média, em um dia a solicitação está finalizada.

O secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto, enfatiza que a digitalização de processos integram medidas de transparência e economicidade com o dinheiro público. “A ação amplia a vida útil de veículos, reduz o passivo ambiental com o gasto desnecessário de papel, e o mais importante, intensifica a auditoria e evita o retrabalho”, afirma.

Nas próximas semanas será implementada a digitalização da liquidação da compra, fase que atesta a entrega de produto execução do serviço, agilizando dessa maneira também o pagamento de prestadores.

Cidadão

A modernização da administração municipal também contempla os serviços prestados à comunidade. A partir do final de 2018, o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), tributo pago pelo comprador em transações imobiliárias, bem como a solicitação de cálculo e requisição de laudo de avaliação do imóvel são disponibilizados online.

Já a obtenção online da certidão de débitos, documento exigido em licitações, auxilia empresas de várias regiões do país a participar de certames e também reduz o tempo de espera na Praça de Atendimento.
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