Mais de 16 mil vacinas contra febre amarela foram aplicadas em Maringá



De janeiro a dezembro de 2018, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde aplicou 16.747 doses de vacina contra febre amarela. A vacinação contra a doença é disponibilizada semanalmente nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS′s) e na Sala de Vacina da secretariaDe 3 de janeiro até ontem, 29, já foram aplicadas 1.211 doses.

Mesmo com o caso dfebre amarela confirmado nesta terça, 29, pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), em Antonina (PR), Maringá não entra em esquema decampanha de vacinação contra a doença. De acordo com a Sesa, o jovem de 21 anos está internado no Hospital Regional do Litoral e apresenta um quadro estável.Outros 29 casos no Estado estão sob investigação.

A orientação da secretaria do município é para que moradores que ainda não se vacinaram contra a febre amarela procurem uma unidade de atendimento mais próxima. As pessoas que receberam a vacina anterior ao ano de 2002, devem conferir os registros em carteira de vacinação, pois as informações já não constam no atual sistema gestor saúde. Caso não seja possível resgatar as informações, outra dose deve ser aplicada.

Em 2017 foram aplicadas (15.265 doses), em 2016 (11.513 doses), já em 2015 (10.906 doses) e no ano de 2014 (13.607 doses). “Faz 20 anos que ofertamos as dosesem esquema vacinal de rotina no município, e devido a isso a maioria da população está imunizada”, explicou a coordenadora da Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde, Edlene Goes.

O esquema vacinal atual é de uma dose para toda vida, a partir dos nove meses de idade até os 59 anos. Pessoas com 60 anos ou mais, que necessitam receber a dose, devem solicitar autorização médica devido ao risco de reação vacinal. Pessoas que tomaram a dose de vacina há mais de 10 anos não precisam se vacinar, mas deve possuir comprovação na carteira de vacinação. O abastecimento das unidades básicas é feito seguindo rigoroso protocolo, que considera demandas pontuais.

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário