SIM/POA alerta para o cuidado da manipulação de alimentos



O Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA) alerta para o cuidado da manipulação e fabricação de alimentos durante o período natalinoO órgão intensifica a inspeção de carne, ovos, leite, produtos de abelhas e seus derivados, e todos os estabelecimentos de produtos de origem animal abatidos ou industrializados para a produção de carnes.

Considerando o aumento da comercialização de produtos nesta época de festividades e comemorações, o órgãoorienta para boas práticas de produção, fracionamento, lavagementre outros procedimentos de contato com os alimentos. Cuidados básicos são necessários para evitar a contaminação com micróbios patogênicos e prevenir doenças.

As orientações enfatizam a boa higiene do manipulador como a troca diária de uniforme e uso apenas na área de atividade, cabelos presos e totalmente cobertos com toucas ou equivalentes, abster do uso de relógios, pulseiras entre outros adereços, unhas longas e com esmaltes, e manuseio de dinheiro e telefone.

A médica veterinária e gerente de Agricultura e Pecuária, Camila Portolese Pessini, enumera alguns riscos de uma manipulação incorreta. “Apenas um milímetro de cabelo pode conter 50 mil micróbios. Já o uniforme pode servir de transporte de diversos micro-organismos, lembrando que lavar as mãos ainda é uma das melhores formas de prevenção das doenças”, assegura.

O SIM/POA está vinculado à Gerência de Agricultura e Pecuária da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide)Em 2018, até novembro, foram aproximadamente 800 inspeções nos 200 estabelecimentos registrados. Além da orientação do final de ano, o SIM/POA intensificou ações preventivas com os pescados, durante a Páscoa, e com a comercialização de carne na greve de caminhoneiros.

Quando a comercialização dos produtos ultrapassa o limite municipal, a vistoria é feita pelo Serviço de Inspeção do Paraná (SIP). Já produtos comercializados entre unidades da federação ou para fora do país são fiscalizados peloServiço de Inspeção Federal (SIF).
Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário