Projeto vencedor do Eixo Monumental é apresentado para integrantes do Codem



A Prefeitura de Maringá apresentou nesta terça, 4, para a comissão do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), o projeto vencedor do Concurso Público Nacional de Estudo Preliminar para Requalificação do Espaço do Eixo Monumental. A apresentação foi realizada no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).

Apresentada por videoconferência, pela arquiteta Laura Figueiredo, a proposta principal da equipe paulista no projeto é a potencialização dos espaços públicos, priorizando a utilização para os pedestres. Com o nome “Eixo Vivo”, o projeto visa a reestruturação do Eixo Monumental recuperando a vida urbana e a unicidade da área central.

O diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá, Celso Saito, ressaltou a importância do planejamento do projeto para a cidade.“A preocupação não é simplesmente com a questão estética, mas sim em relação ao uso da atividade econômica para Maringá, projeto que outras cidades também desenvolvem, mas tardiamente”, disse.

Com 1,8 km de extensão e área de 169 mil m², o Eixo Monumental é um importante espaço central compreendido entre a Praça da Catedral e o complexo esportivo da Vila Olímpica. No mês passado, a comissão julgadora, formada por arquitetos e profissionais ligados às áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo, apontou como vencedor o projeto elaborado pela empresa Natureza Urbana, de São Paulo, capital. O vencedor recebeu o prêmio no valor de R$ 50 mil.

Ao todo, foram avaliados 45 projetos inscritos, de vários estados brasileiros. concurso nacional foi idealizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM) e Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e teve sua organização sob responsabilidade da seção Paraná do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/PR).

Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário