Projeto de Educação de Trânsito sensibiliza alunos para a cidadania



Mais de 300 alunos da rede municipal de ensino receberam nesta terça, 4, certificados de formação do projeto “Trânsito em Sala de Aula”. A iniciativa, resultado da parceria da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e da Secretaria de Educação (Seduc), atendeu turmas do 3º ano de seis escolas municipais.

O projeto é marcado por oito encontros com atividades lúdicas que despertam a cidadania, buscando o senso de humanidade, desde criança, nas relações dos atores do trânsito. As atividades são realizadas no contraturno e destacam o trânsito como espaço de convívio social.

Durante a entrega de certificados, o prefeito Ulisses Maia ressaltou a importância do projeto para um trânsito mais seguro e agradeceu o envolvimento de professores e agentes de trânsito. “A partir de hoje, vocês (alunos) são agentes de trânsito mirins. Quantas pessoas não foram atropeladas pelo comportamento inadequado de motoristas e do próprio pedestre? Infelizmente tivemos acidentes com vítimas fatais, mas em todos os casos não foi por falta de sinalização”, observou.

Maia ainda destacou o papel das crianças para o combate da violência do trânsito. “Vocês podem orientar e cobrar seus pais para respeitar o pedestre, usar o cinto e ter outros comportamentos que nos ajudem a ter um trânsito de menos acidentes e mais respeito”, disse.

O gerente de Educação de Trânsito, Rafael Martins, explica que o curso retoma os primórdios do trânsito e enfatiza o papel de pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e passageiros. “As aulas contam ainda com atividades lúdicas sobre a estrutura do trânsito, explicando as funções de calçadas, ruas, avenidas e rodovias”, acrescenta.

Também fazem parte do aprendizado, aulas com as principais causas de acidentes; onde acionar socorro e o que fazer nesses casos; a direção defensiva com a utilização do cinto de segurança e cadeirinha; além da utilização correta da faixa de pedestres, ciclovia e o cuidado com o meio ambiente, por meio do combate de poluição sonora e descarte incorreto de resíduos nas vias.

Nesta edição do projeto participaram as seguintes escolas municipais: Professor José Hiran Salleé, Fernão Dias, Odilon Túlio Vargas, Ulisses Guimarães, Pioneiro Geraldo Meneghetti e Ruy Alvino Alegretti.
Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário