Comitiva indígena visita deputado federal e o prefeito Ulisses Maia


Hoje as 9h30m os representantes da Aldeia Guarani Yvyporã do Posto Velho em Abatia, estiveram reunidos com o deputado federal Ênio Verr(PT), esse foi o primeiro compromisso que estava agendando em Maringá.

O parlamentar foi procurado para aluda-los na luta pela demarcação de terras, já que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, declarou em órgãos de imprensa que “os indígenas não terão um centímetro de terra.”

Essa atitude do presidente eleito, causou preocupação em quem vive nas aldeias, temem pela vida e já tem fazendeiro e grileiro ameaçando a comunidade indígena, que após o dia primeiro vão invadir os espaços ocupados por índios. Essa situação poderá causar um confronto onde muito poderão perder a vida.

A declaração desastrosa fez com que os povos indígenas e suas lideranças começasse a se movimentar para garantir os direitos adquiridos por anos de luta.

Ênio Verri atendeu e ouviu as reivindicações e ficou preocupado com a situação em que foi relatada por integrantes do movimento indígena e se colocou à disposição em apoia-los nas lutas pela terra e já se declarou favorável a demarcação já.

Após a reunião com o deputado Federal, a comitiva formada por sete integrantes foi recepcionada na prefeitura de Maringá, pelo prefeito Ulisses Maia.

Nas conversas, o prefeito fez uma explanação da situação e do cuidado de sua administração com os indígenas que frequentemente visita a cidade canção, com a finalidade de comercializar os artesanatos produzidos.

Ulisses Maia, fez questão de se colocar à disposição para articular uma frente de apoio aos indígenas do Paraná e que deixou os integrantes da comitiva contente com a atitude do prefeito de Maringá.
Outro tema que tomou conta da reunião foi o espaço para exposição e vendas de produtos artesanais. O debate sobre a presença de crianças indígenas em vias públicas e semáforos. O caso de uma criança que foi atropelada no centro da cidade de Maringá, foi lembrada pelo prefeito.

Os líderes fizeram questão de agradeceram a administração por disponibilizar a casa de apoio para atendimento de adultos e crianças de várias etnias.

“Ano passado, uma das nossas prioridades com relação a assistência social foi oferecer um espaço para abrigar os indígenas que vinham constantemente para a cidade, e conseguimos disponibilizar um espaço seguro e adequado para proporcionar conforto e produção dos trabalhos. Reforço que a administração segue à disposição para discutir melhorias e oferecer o que há de melhor para todos”, disse o prefeito Ulisses Maia.

Paiakan Gadge, que fez parte da comitiva fez questão de agradecer o prefeito de Maringá pela viabilização de um espaço onde os índios poderão ficarem abrigados enquanto estão na cidade canção.

“Estamos aqui, especialmente, para agradecer o prefeito pelo trabalho com a casa passagem disponibilizada para nós - povos indígenas. Ficamos satisfeito com o reconhecimento dessa administração ao preocupar-se com nossa moradia. Muito obrigado”, disse Payakan Gadje 
Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário