Pioneira no Brasil, Comdema completa 40 anos



Solenidade com representantes do poder público, entidades de classe e organizações não governamentais comemorou nesta quarta, 28, o aniversário de 40 anos do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). Pioneiro no estado do Paraná e considerado o mais antigo do país, o conselho é órgão consultivo e deliberativo, integrado por 23 entidades.

O vice-prefeito, Edson Scabora, lembrou que Maringá mostra mais uma vez que é uma cidade diferenciada, entretanto, é necessário o maior envolvimento da comunidade. “Nossa cidade é arborizada e precisa da proteção do munícipe. Apesar de ser considerada a melhor em qualidade de vida, ainda há muito descarte irregular de lixo em fundos de vale e em canteiros centrais e a sociedade precisa se engajar e fazer sua parte”, enfatizou.

O secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Ederlei Alkamim, parabenizou a atual composição do conselho e a todos que já participaram e destacou a importância da entidade. “É um órgão propositivo e grande parceiro da Secretaria de Meio Ambiente. Em um momento que discutimos a fusão de Ministérios da Agricultura e Meio Ambiente, o município avança com a celeridade nos processos de licenciamento e poderá ser o primeiro, no interior do estado em 2019, para o licenciamento pleno”, ressaltou.

O vereador Flávio Mantovani afirmou que o conselho contribui para a garantia da qualidade de vida no município. “Muitas pessoas conhecem ações da Câmara e Prefeitura, mas desconhecem o importante trabalho do conselho que reúne cidadãos dedicados e que dispõem seu tempo na causa”, disse. O presidente do Comdema, Bruno Contessotto Rigon, lembrou que a solenidade celebra a relação harmoniosa entre sociedade civil e poder público. “A história nos mostra como Maringá desde cedo sobressai no meio ambiente”, enfatizou.

José Maria Bernardelli, autor da lei que criou o conselho, lembrou que a iniciativa veio depois da derrubada, em 1973, de centenas de árvores para abertura de avenidas no entorno do Bosque II. “Naquela época ninguém se importava em fazer denúncias. Foi uma cena inesquecível ver aquelas árvores no chão”, afirmou.

A solenidade foi encerrada com a palestra da bióloga Lídia Maria da Fonseca Marostica, representante do Conselho Regional de Biologia (CRBio) e servidora aposentada pelo município. “É um momento jubiloso. Com o conselho, Maringá mostra que está a frente do seu tempo e preocupada em defender um dos nossos maiores patrimônios, o ambiental”, afirmou a bióloga.

Comdema

O Comdema reúne setores governamentais das secretarias municipais de Meio Ambiente, Serviços Públicos, Educação, Saúde, Câmara Municipal, Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Emater, Sanepar, Copel e UEM.

Dos setores não governamentais estão representados as cooperativas, sindicatos patronais e dos empregados, ACIM, FIEP, OAB, CREA, CRBio, instituições de ensino superior da rede particular e organizações não governamentais.

Entre outras atribuições do conselho, estão a formulação de diretrizes da política municipal ambiental; o estabelecimento de normas e padrões de proteção e a promoção de medidas destinadas à melhoria da qualidade ambiental. Tem como câmaras técnicas permanentes a vegetação, recursos hídricos, recursos sólidos, política ambiental, fauna, educação ambiental, legislação e poluição.

Saiba mais
Secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) – fone: 3293-8750
Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário