Agendamento de consultas via telefone trará comodidade ao usuário



O prefeito Ulisses Maia sancionou nesta quarta, 7, a lei que autoriza o agendamento de consultas médicas via telefone ou internet nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's). De autoria do vereador Alex Chaves, a lei trará comodidade e economia aos pacientes, racionalizando o atendimento em saúde no município. O agendamento atenderá pessoas com idade igual ou superior a 55 anos, com deficiência e gestantes previamente cadastradas nas unidades de saúde.

A administração desenvolve software para o agendamento online e nas próximas semanas, após organização dos servidores, iniciará o agendamento que deverá ser feito em contato telefônico com as respectivas UBS's. Veja os telefones das unidades por meio do linkhttp://www2.maringa.pr.gov.br/saude/?cod=servicos-saude/53.

Na consulta, o paciente deverá apresentar documento oficial com foto ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço será divulgado por meio de cartazes e distribuição de folhetos nas UBS's.

O prefeito Ulisses Maia parabenizou o parlamentar pela criação da lei e ressaltou a importância da medida para a promoção em saúde no município. “Jamais vetaríamos uma lei que é a favor à vida e que contribui para a construção de uma saúde mais humanizada. Embora as obras sejam importantes para o desenvolvimento de uma cidade, temos cerca de 100 em andamento, são fundamentais os serviços prestados pelo poder público em atenção a toda comunidade”.

Maia também ressaltou os avanços no setor, como zerar as filas de espera em diversas especialidades e o número de cirurgias no Hospital Municipal que contou com 2,2 mil em 2017 e ultrapassará as 2,5 mil em 2018. “Apenas estes números já justificariam nosso trabalho que garante o acesso à saúde”, complementa.

Segundo o secretário de Saúde, Jair Biatto, a administração trabalha para Maringá ser referência como uma das melhores cidades para os idosos. “Desenvolvemos projetos para que no próximo ano três unidades básicas sejam 'amigas dos idosos' com serviços especializados. Seguimos para entregar nossa cidade, melhor do que a recebemos”, garante.

O vereador Alex Chaves lembrou da dificuldade de idosos, pessoas com deficiência e demais pacientes com cuidados especiais ao enfrentar as filas para agendar consultas. “Temos ter um olhar especial para a vida. Quantas pessoas têm se afastar dos trabalhos para acompanhar os pacientes que muitas vezes podem complicar seu estado em virtude de estar em um ambiente hospitalar. Agradecemos o prefeito por acolher a lei, contribuindo assim para que a cidade seja a melhor para se viver para todos”, destacou.

O município conta com 34 UBS's que é a principal porta de entrada e centro de comunicação de toda a Rede de Atenção à Saúde. Além das consultas médicas são oferecidas inalações, injeções, curativos, vacinas, coletas de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamento para especialidades e fornecimento de medicação básica. São realizados atendimentos básicos nas áreas de pediatria, ginecologia e clínica geral.
Share on Google Plus

About Julio Cesar Take

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário