1º Festival Cerhand reunirá 450 alunos de escolas municipais


Cerca de 450 alunos participam do 1º Festival Cerhand de mini-handebol, neste sábado, 1º, entre às 8h e 12 horas, na Vila Olímpica. O projeto é promovido pelas secretarias de Educação (Seduc) e Esportes e Lazer (Sesp) em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM). O projeto começou em maio de 2018, em quatro escolas municipais da cidade, envolvendo alunos do 4° e 5° ano. As escolas municipais participantes do projeto, são: Machado de Assis, Olga Aiub, José Marchesini e Silvino Dias.

As competições de mini-handebol serão na quadra (Chico Neto), na areia (quadras de areia) e no gramado (Estádio Willie Davids). O festival também terá jogos no gramado, pois no início da história a modalidade era praticada na grama. Atualmente, as modalidades jogadas são o convencional de quadra e o handebol de areia. 

Para o professor de Educação Física da UEM e coordenador do projeto, Dourivaldo Teixeira, o projeto vai além da prática esportiva. “A estimulação do esporte é importante, pois nessa idade conseguimos fazer com que os estudantes mostrem interesse pelo esporte e quem sabe futuramente formarmos atletas para o alto rendimento. Como objetivo de ajudar na formação das crianças para o esporte com outras finalidades, na coordenação motora, cidadania, atuação em grupo e no esporte, estimulando o pensamento tático”, destaca. 

Projeto

O projeto foram desenvolvidas nas escolas atividades sobre o handebol, com os alunos e professores, e também competições internas da modalidade. Os profissionais de educação física de todas as escolas municipais de Maringá, passaram por curso de capacitação sobre o handebol, onde aprenderam sobre regras do handebol, fundamentos e partida. 

“Desde o início do projeto percebemos que diretores, alunos e professores gostaram bastante da ideia. Também fizemos curso de capacitação para todos os professores de educação física do ensino municipal”, disse o coordenador pedagógico de Educação Física da Seduc, Celso Silva. 

O projeto tem também participação do Centro de Excelência Regional (CER), que faz parte do Departamento de Educação Física (DEF) da Uem. O mini-handebol é uma adaptação do handebol para crianças. As regras e espaços são reduzidas em comparação com a do convencional. 
 
Concurso

O concurso envolvendo-os alunos e professores das escolas participantes, onde foram pré-selecionados três desenhos. O desenho vencedor foi do Erick Takaki (Escola Silvino Dias do 5º ano). Este desenho também foi escolhido como a logotipo do projeto. “Comecei a jogar este ano e já gosto bastante”, disse o aluno vencedor do desenho. 
 
Saiba mais 

Evento: 1º Festival Cerhand
Local: Chico Neto
Horário: 8 horas
Data: 1 de dezembro (sábado)
Organização: Seduc, Sesp e UEM 

Secretaria de Educação (Seduc)
(44) 3221-6914 - Celso ou Michela

Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp)
(44) 3220-5750 
Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário