Trenzinho do Parque do Ingá está de volta


A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), retomou nesta quarta, 17, em caráter experimental, os passeios de trenzinho no Parque do Ingá. Viabilizado pela parceria entre o Provopar e a iniciativa privada, o passeio será realizado nas quintas e sextas e nos sábados e domingos. O trajeto terá duração aproximada de 15 minutos.

Confirmando a expectativa de sucesso nos três primeiros meses e após a correção de eventuais falhas e avaliação da receptividade do serviço, a administração licitará a operação do trenzinho. Além do lazer, o trenzinho terá objetivos sociais com agendamento de entidades e escolas, e inclusivos, oportunizando a pessoas com mobilidade reduzida conhecer as belezas naturais do parque.

O prefeito Ulisses Maia ressaltou que o retorno do trenzinho marca a comemoração de 47 anos do Parque do Ingá e reaviva a memória do maringaense. “Quem nasceu em Maringá ou mora há muito tempo no município se recorda do passeio com o trenzinho. As pessoas devem aproveitar essa oportunidade de ter bem no centro da cidade um parque como este”, frisou, enfatizando as melhorias realizadas no local como as limpezas com a retirada de caminhões de entulho, abertura do portão da Vila Operária e restauração da Maria Fumaça que será entregue até dezembro para as festividades de Natal.

Para o secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Ederlei Alkamim, o retorno do trenzinho resgata a história e promove a educação ambiental. “Maringaenses que passearam com seus filhos há décadas poderão agora fazer o trajeto de trenzinho com seus netos. Este atrativo também nos dá a possibilidade de explorar a educação ambiental com passeios orientados com nossa equipe lembrando da importância da preservação”, explica.

Entre os primeiros a terem o passeio, estava a professora da Escola Municipal Célestin Freinet, Lúcia Ceolin. A servidora aprovou a iniciativa e lembrou de quando levava seus filhos, agora adultos, para o passeio. “O trenzinho e a Maria Fumaça marcaram a infância de meus filhos. É algo que todo maringaense deve fazer”, disse. Para o aluno Arthur Trombetta, 10 anos, o passeio possibilita o visitante ficar mais atento aos detalhes do parque. “Nunca tinha prestado tanta atenção no pavão e no lago”, afirma.

O gerente de Áreas de Preservação Ambiental, Adeilson Renato da Silva, explica que a volta do parquinho é um pedido antigo dos visitantes. “Mantemos uma caixa de sugestões que destacavam o anseio pelo retorno do trenzinho, há mais de 15 anos desativado. A ideia é ampliar o número de visitantes e ao mesmo tempo, estimular a sensação de pertencimento e cuidado com o parque”, destaca.

O trenzinho tem capacidade para 40 pessoas e transitará em até 20 km/h. São três estações onde os visitantes poderão embarcar: a Estação Ingá, na entrada do parque; a Estação do Museu e a Estação do Lago. O trenzinho funcionará quintas e sextas das 8h30 às 10h30 e das 14 às 16 horas, para atender as escolas e entidades - agendamento deverá ser feito pelo parquedoinga@maringa.pr.gov.br, e para o público geral aos sábados e domingos das 8h30 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

São empresas parceiras a Cocamar, Sicredi União, Supermercados Cidade Canção e Plaenge Engenharia.
Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário