Prefeito sanciona lei que altera símbolo da pessoa idosa em espaços públicos


O prefeito Ulisses Maia sancionou durante as atividades do 2º Fórum de Longevidade a Lei de nº 10.717 que dispõe sobre a divulgação do novo símbolo que representa a pessoa idosa em placas ou cartazes utilizados em espaços públicos. O fórum teve como tema: “Ampliando o Olhar Sobre os Cuidados Paliativos” e contou com a presença do autor da lei, o vereador Onivaldo Barris, os vereadores, Flávio Mantovani e William Gentil, o secretário de Saúde, Jair Biatto, a secretária da Mulher, Aracy Adorno Reis, a presidente do Provopar, Eliane Maia, e demais autoridades convidadas.

De acordo com o autor da lei, Onivaldo Barris, o objetivo de continuar garantindo a prioridade do atendimento a pessoas idosas, desconstruindo esteriótipo. “A lei é fruto de uma discussão mundial existente há cinco anos na representação da pessoa idosa, lutando contra o “velho com a bengala, capenga, cabisbaixo e fim de carreira”, para o ‘60 +’ ativo, disposto, que reflete na mudança da sociedade brasileira com o aumento da expectativa de vida”, disse.

“É importante essa conquista para Maringá, cidade considerada pela segunda vez consecutiva, a melhor para viver, mas ela deve ser a melhor para todos, inclusive para os idosos. Com a mudança do símbolo em espaços públicos, mudaremos o comportamento ao olhar para o ‘60 +’ de forma correta e diferenciada. Muitas pessoas com mais de 60 anos são extremamente saudáveis, com vida ativa, como o caso do autor desta lei, Barris”, disse o prefeito Ulisses Maia.

O evento seguiu com a presença da médica paliativista e referência no assunto no Brasil, Ana Claudia Quintana Arantes. Realizado entre os dias 28 e 29 de setembro, na Feitep, o fórum reuniu centenas de pessoas para a discussão sobre cuidados paliativos, área da assistência da saúde às pessoas com doenças que ameaçam a continuidade da vida. O objetivo foi ampliar as visões sobre o assunto na área da saúde. A ação foi organizada pela prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Mulher com o apoio de diversas secretarias municipais.  

Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário