Mutirão de Mamografia’ reforça prevenção ao câncer de mama


A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta, 10, a abertura oficial do ′Mutirão de Mamografia′. A ação viabilizará, durante o mês de outubro, a emissão da guia de exame para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. O atendimento é das 8h às 16 horas na sala 4 da secretaria (Avenida Prudente de Morais, 885).

Mulheres fora da faixa etária estabelecida também poderão comparecer ao local, caso identifiquem nódulos ou sintam dores na região da mama. A atividade é em alusão ao ′Outubro Rosa′, mês que reforça a prevenção ao câncer de mama e colo de útero.

É interessante destacar que o movimento ‘Outubro Rosa’ iniciou na década de 90, e chama atenção até hoje. Também é importante este momento de prevenção, diagnóstico precoce e de mobilização social, ofertando mais acesso para a população. Nosso sistema de saúde oferta mais de mil mamografias por mês e, com a ação, o objetivo será priorizar o atendimento de mais 1.200 mulheres”, disse o secretário da Saúde, Jair Biatto.

O diretor clínico e oncologista do HC, Luiz Arthur Guirello, disse sobre a importância das ações de prevenção. “Com auxílio do ultrassom de mama, podemos aumentar a chance de diagnóstico precoce e diminuir o índice de mortalidade dessa doença”, finalizou.

Para o atendimento, é necessário a apresentação do cartão SUS e documento com foto. Após a emissão da guia, as pacientes são encaminhadas para mamografia no Hospital do Câncer, parceiro da ação. Caso haja diagnóstico positivo, profissionais das UBSs entrarão em contato com a paciente para início de tratamento.

ROTINA
Os exames para diagnóstico e prevenção devem ser feitos ao menos uma vez por ano. O paciente deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a primeira consulta. Na sequência, o médico responsável fará o encaminhamento para o serviço oncológico, realizado nos hospitais de referência no município: Santa Rita e Hospital do Câncer.

Saiba mais
Secretaria de Saúde
Avenida Prudente de Morais, 885
Coordenação Saúde da Mulher
(44) 3218-3162

Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário