Mostra de Teatro 'Prapiazada' promove cultura na semana da criança


 A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), realiza entre os dias 9 e 13 de outubro a mostra de teatro "Prapaziada", com apresentações gratuitas nos teatros Barracão, Reviver e Calil Haddad e também no Parque do Ingá. As atividades se concentração na semana de comemoração do "Dia das Crianças" (12 de outubro), como forma de aumentar a oferta e participação do público infantojuvenil nas atividades culturais do município (programação completa em anexo).
   
 O título "Prapiazada" faz alusão à expressão 'piá', gíria típica do sul do país para se referir à criança. Além de animar a "piazada", o evento vai promover também a cultura local, uma vez que os 11 espetáculos, nos quatro dias de evento, serão encenados por companhias de teatros maringaenses. No feriado, 12, serão três espetáculos em diferentes horários e pontos da cidade.

    Embora seja a primeira edição, a expectativa da Semuc é integrar a mostra no calendário anual do município, a exemplo de grandes eventos, como o Festival de Bonecos (Festebom). 

O diretor Cultural da Semuc, Francisco Pinheiro, confirma que as ações destacam Maringá como um grande centro de promoção da cultura infantojuvenil no estado, ficando atrás apenas de Curitiba. 

"Maringá é, hoje, uma das cidades com melhor trabalho em teatro para crianças. Os grupos maringaenses têm a estética, linguagem e conteúdo adequados ao público infanto juvenil. Estes são pontos que fazem a diferença", diz.

    Exposição 

    Antecipando a "Prapiazada", a exposição de arte "Quem conta um conto aumenta um ponto" está aberta à visitação de segunda a sexta, das 8 às 17 horas no Museu Héleton Borba Côrtes (Teatro Calil Haddad, Av. Luís Teixeira Mendes, 2500). 

As obras retratam a relação do contador de histórias com seus ouvintes, por meio de pinturas e esculturas. É percorrida a trajetória do contador, dos contos e histórias, desde as comunidades primitivas, até os dias atuais. A entrada no espaço é gratuita e livre a todos os públicos.

    Programação completa da mostra:

Todos os convites serão entregues com uma hora de antecedência na bilheteria dos teatros, de acordo com a lotação dos espaços. As apresentações têm classificação livre.

09/10
Show dos Bichos – Cia Mão Dupla
15 horas
Teatro Reviver (praça Todos os Santos)

O fabuloso circo acessível – Cia Expressão do Amor
19h30
Teatro Barracão (praça Nadir Cancian)

10/10
Contos e lendas indígenas – Cia Fantokids
15 horas
Teatro Barracão (praça Nadir Cancian)

Um encontro de Romeu e Julieta – Trindade Produções
19h30
Teatro Calil Haddad (Av. Luís Teixeira Mendes, 2500)

11/10
A grande viagem – Cia Tipos e Caras
15 horas
Teatro Barracão (praça Nadir Cancian)

Branca de Neve e a nossa história – Circo Teatro Sem Lona
19h30
Teatro Calil Haddad (Av. Luís Teixeira Mendes, 2500)

12/10
Cinco histórias incríveis – Pau de Fita
10 horas
Parque do Ingá (ao lado da Maria Fumaça, entrada pela av. São Paulo)

Uma noite encantada – Cia Anamá
15 horas
Teatro Reviver (praça Todos os Santos)

O fantástico carrinho do homem que contava história – Cia Manipulando
19h30
Teatro Reviver (praça Todos os Santos)

13/10
Histórias para crianças – Cia Pedras
15 horas
Teatro Reviver (praça Todos os Santos)

Contando e cantando histórias – Meu Clown
19h30
Teatro Barracão (praça Nadir Cancian)

Saiba Mais 

Secretaria de Cultura – 44 3218-6100
Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário