Agenda diversificada estimula aumento de público em espetáculos culturais


De janeiro a agosto de 2018, os eventos promovidos pela Secretaria de Cultura (Semuc) da Prefeitura de Maringá somaram público de cerca de 110 mil pessoas. Foram 199 atividades realizadas e apoiadas pelo município, que levaram cultura aos teatros, parques, distritos e demais espaços culturais do município. 

Motivado por grandes eventos como o ′Festival de Férias′ e ′Carnaval de Rua′, o primeiro quadrimestre do ano (janeiro a abril) teve maior público, com a média de 65 mil pessoas. Os números são expressivos e muito positivos, uma vez que o período é marcado por férias e feriados, temporadas em que a população costuma sair da cidade. 

Outros números chamam atenção no período: Os adolescentes correspondem a 74% do público presente nas atividades. Na sequência, os adultos foram 13%, enquanto as crianças. 7%. 
O segundo quadrimestre (maio a agosto), por sua vez, teve mais eventos. As atividades culturais foram realizadas quase que diariamente na cidade, por meio dos ′Convites à Cultura′, parcerias com outras secretarias e apoios. No período foi realizado o Festival de Bonecos de Maringá (Festebom), tradicional evento com ênfase na cultura infantojuvenil. Desfiles e festas tradicionais de bairro também ampliam a oferta cultural na cidade. 

De maio a agosto, foram quase 42 mil pessoas. Destes, 59% correspondem a adultos. A participação das crianças também foi ampliada para 26%, e adolescentes foram 14%. 

O secretário de Cultura de Maringá, Miguel Fernando, comenta que o público, considerável e bastante signiticativo, se deve aos bons projetos culturais e artísticos da cidade, bem como ao incentivo da administração, em diferentes frentes para realização das atividades. "A cena cultural artística de Maringá tem se profissionalizado cada vez mais e a entrega é de qualidade. Estes projetos são viabilizados, em sua grande maioria, por editais, que se tornam plataformas de incentivo e fomento à produção artístico-cultural", relata. 

Atividades de valorização e formação cultural aos artistas e produtores maringaenses também integram estratégias de fomento. O projeto "Forma&Arte" promove intercâmbio entre gestores e outros expoentes da área com os artistas maringaenses. "Também temos os projetos de maior abrangência, viabilizados em outros editais, como "Territórios Culturais", cujos projetos serão escolhidos em breve, e o Prêmio Aniceto Matti (Lei Municipal nº 9.160/2012)", acrescenta Miguel. 

Tão importante como a oferta de atrações, também é o aprimoramento dos canais de divulgação. As ações de incentivo à cultura por parte da Semuc incluem a divulgação massiva das atividades por meio das mídias sociais  (Facebook Instagram). Em agosto, um guia cultural mensal passou a ser distribuído em diversos espaços públicos para facilitar o acesso da comunidade à programação. 

Variedade 
Tem cultura para todos os gostos e todas as idades, em bairros, centro e distritos. O secretário de Cultural enfatiza a oferta de atrações por meio dos ′Convites à Cultura′, com apresentações de teatro, música, cinema, artes visuais e o edital recém-retomado do ′Convite à Literatura′. Visitas guiadas pelos patrimônios históricos também tiveram destaque nos últimos meses, com os ′City Tours′ pelas capelas históricas de Maringá e atividades internas da Gerência de Patrimônio Histórico. 

"A Semuc também também é organizadora de eventos artísticos e culturais do município, como os desfiles, carnaval, Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), coordenação geral do Natal. Tudo isto tem impacto significativo", cita Miguel Fernando. 

A expectativa de público para o terceiro quadrimestre (setembro a dezembro) é ainda maior, com a realização da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), entre os dias 21 e 25 de novembro. Saiba mais sobre a festa neste link. 

Saiba Mais 
Secretaria de Cultura  
Av. Luís Teixeira Mendes, 2500 - Zona 05 
Miguel Fernando - Secretário de Cultura
(44) 3218-6100
Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário