Projeto enfatiza cuidado e preservação dos animais em escolas e CMEIs


    Mais de mil alunos de Centros Municipais de Educação (Cmeis) e de escolas municipais de Maringá, aprenderam sobre a importância da adoção, do cuidado e da preservação dos animais por meio do projeto "Bem Estar Animal".

 A iniciativa é uma parceria da Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) com a Secretaria de Educação (Seduc) e o vereador Flávio Mantovani. A informação foi levada a estudantes de 5 a 7 anos, que além de aprenderem, compartilharam a experiência do cuidado por meio de desenhos.

    A dinâmica do projeto consistiu em exibir um vídeo sobre o bem-estar dos animais. Os professores foram orientados a refletir com os alunos sobre o tema, destacando a importância do cuidado e preservação de todas as espécies. Em seguida, os alunos participaram de um mini concurso de desenho de mascote, como forma de concluir o aprendizado. 

    "É de pequeno que se aprende. Se levamos a importância de preservar e cuidar bem dos animais às crianças, no futuro teremos uma realidade sem maus-tratos", destacou a diretora de Projetos da Seduc, Eliane Furlin.

    Outras ações
    A atividade integra uma série de ações realizadas pela Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal com foco no cuidado e preservação dos animais. Em junho deste ano, a van de "Emergência Animal" começou a atender cães e gatos vítimas de acidente de trânsito e animais com mobilidade e saúde comprometidas. Os atendimentos são realizados de segunda a quinta, em todo o município. 

    Outra conquista para a causa foi a Lei Municipal da Maus Tratos (10.467), sancionada em 2017. A legislação prevê multa para tutores de animais em locais inadequados, presos em corrente curta, sem alimentos, abandonados e sem assistência veterinária. A multa por abandono é R$ 2 mil e por local impróprio é de R$ 500.

    O município também custeou, em parceria com clínicas cadastradas, 5,5 mil castrações de cães e gatos em 2017 – e a previsão para 2018 é de mais de 11 mil. São priorizados animais de rua, incluindo os recolhidos por associações e protetores independentes. 

    A Prefeitura de Maringá publicou uma cartilha com perguntas e respostas explicando, passo a passo, como funciona o processo de castração e quando solicitar o serviço público de emergência animal. O objetivo é levar o tema a sociedade e aprimorar o atendimento aos animais. Veja aqui: https://goo.gl/9cHcip

Saiba mais
Diretoria de Bem-Estar Animal
Avenida Laguna, 668. Telefone: 3901-1885

Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário