Capacitação qualifica para enfrentamento à violência contra mulher


A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Mulher (Semulher), promoveu nesta sexta, 31, última fase da capacitação a equipes da Secretaria da Saúde, com a temática "Lei Maria da Penha" e atuação da rede de proteção das mulheres em situação de violência no município. Cerca de 600 servidores receberam orientações para identificar e prevenir casos de violência, bem como conduzir as vítimas ao tratamento adequado.

    Ministrada por profissionais de referência da rede de proteção à mulher, a capacitação foi direcionada a agentes comunitários de saúde, psicólogos, médicos e assistentes sociais. O evento ocorreu a partir de parceria com o Projeto de Extensão sobre a Lei Maria da Penha (Numape), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Delegacia da Mulher, Instituto Médico Legal e Ministério Público.

    "A formação possibilitará que os profissionais identifiquem casos de violência, saibam com contribuir e orientar as mulheres que necessitam de atendimento da rede de proteção à mulher", destacou a diretora de Enfrentamento à Violência da Semulher, Juliana Alves.

Frequentes
Promovidas pela Prefeitura de Maringá, as capacitações aos servidores municipais com a temática proteção à mulher têm sido frequentes.

 O objetivo é potencializar o enfrentamento a todos os tipos de violência contra o gênero. No último dia 20, 58 membros da Guarda Municipal receberam formação multissetorial para atuar na Patrulha Maria da Penha – ação integrante da rede de proteção à mulher da prefeitura. 

Agora, mais de 90% do efetivo da guarda se tornou apto a atender, acompanhar e apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade, com medidas protetivas expedidas pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar. 

    A violência contra a mulher é condenada pela Lei Federal 11340/06, conhecida também como Maria da Penha. Em Maringá, os casos de violência devem ser denunciados para a Guarda Municipal, pelo número 153, e para a Polícia Militar, pelo 190. A Delegacia da Mulher (R. Júlio Meneguetti, 195) e a 9ª Subdivisão Policial (Avenida Mandacaru, nº 560) também são meios para denunciar casos.

Saiba Mais 
Secretaria da Mulher – (44) 3293-8376

Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário