Pesquisa: como candidato de Lula, Haddad salta e encosta em Bolsonaro

Presidenciável do PSL lidera com 21% a 23% dos votos em diferentes cenários

Presidenciável lidera entre 21% a 23% dos votos em todos os cenários. 

Com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fora do páreo, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) assume a ponta em pesquisa de intenções de voto para o Planalto. O candidato do PSL tem entre 21% e 23% em dois cenários simulados pelo levantamento.

Já o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), provável substituto em caso de inegibilidade de Lula, saltou de 3% para 7%. Apesar do crescimento, ele segue atrás de Ciro Gomes (8%), Geraldo Alckmin (9%) e Marina Silva (11%).
Contudo, o jogo vira quando Haddad é apresentado como “apoiado por Lula”. Com esta abordagem, o ex-prefeito tem 15% das intenções de voto e assume a vice-liderança. Neste cenário, Marina e Alckmin estão empatados com 9% e Ciro Gomes soma 7%.
Nas duas abordagens “ninguém/branco/nulo” representam 24% das entrevistas.
Em um terceiro cenário com Lula, o ex-presidente lidera com 31%, seguido por Bolsonaro (20%), Alckmin (9%), Marina (8%) e Ciro Gomes (7%). “Ninguém/branco/nulo” cai para 13%.
A pesquisa foi contratada pela XP Investimentos e realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) . Mil pessoas foram ouvidas pelo telefone entre os dias 13 e 15 de agosto. O levantamento tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e taxa de confiança de 95,5%. A pesquisa foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02075/2018.
Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário