Desfile de aniversário da Vila Operária associa passado e futuro



Centenas de pessoas se distribuíram ao longo da avenida Paissandu na manhã deste domingo, 19, para acompanhar o desfile organizado para celebrar os 71 anos da Vila Operária, bairro cuja história referenda o planejamento de Maringá. A exemplo da cidade, a Operária também nasceu nas pranchetas de Jorge de Macedo Vieira, arquiteto contratado pela então Companhia de Terras do Norte do Paraná para planejar Maringá. Parte dessa história foi narrada durante o desfile, aberto por viaturas e motos da Polícia Militar.

“A gente gosta muito daqui”, resumiu o aposentado Diógenes Macedo, que chegou em Maringá no final dos anos de 1950, quando a cidade tinha pouco mais de 10 anos. “Isso tudo aqui era terra e mato”, lembra, apontando para grandes edifícios que pontuam pelo bairro. Acompanhado da neta, Adriana, de 7 anos, o ex-metalúrgico mora na mesma casa desde que chegou à cidade, oriundo do interior paulista. “A gente veio falar muito de Maringá. Meu pai juntou a família e acabamos aqui”, conta o aposentado, atento ao desfile.

A história passou pela avenida em lembranças do Cine Horizonte, que se instalou na avenida Brasil e depois se tornou referência de gerações ao funcionar por quase quatro décadas na avenida Riachuelo; da família Manilia, que instalou comércio em 1957 na avenida Brasil, seguindo exemplo do casal João e Matilde com investiram na Casa Estrela, ainda hoje uma referência de comércio no bairro. E vale lembrar ainda da Casa Paraná e do Bazar 'A Econômica', estabelecimentos comerciais que conta a história do bairro.

O desfile seguiu resgatando fatos importantes da história do bairro, como a criação Unidade Polo de Ação da Pré-Escola – Upape), em 1968, hoje Centro Municipal de Ensino Benedito de Souza, e as conquistas do Esporte Clube Operário. “Rever a nossa história e viajar no tempo”, disse o prefeito Ulisses Maia, que nasceu na Vila Operária. “Partilho com todos esse sentimento de saudade, dos momentos de alegria e muitas brincadeiras que vivemos aqui”, acrescentou, reiterando a importância histórica do desfile.

O vereador Carlos Mariucci, representando a Câmara de Vereadores no evento, destacou a relevância da Vila Operária na história de Maringá, lembrando que o bairro nasceu como parte de um projeto grandioso. “O desenvolvimento de nossa cidade deve muito a este bairro, formado por trabalhadores e trabalhadoras que ainda hoje se dedicam a fazer de Maringá melhor a cada dia”, disse o vereador. Heliomar furtado, presidente da associação de moradores, disse que não existem fronteiras e obstáculos quando se quer alcançar um objetivo.



Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário