Ato de solidariedade marca 11 anos da Guarda Municipal


A Guarda Municipal (GM) completa 11 anos nesta terça, 28. Para comemorar o aniversário, os guardas municipais realizam a doação de sangue no Hemocentro Regional de Maringá. A ação é voluntária e visa conscientizar à comunidade sobre a importância de ser doador.

Um dia para comemorar o aniversário da Guarda Municipal com uma ação que estimulará os guardas a serem doadores fiéis”, destaca o secretário de Segurança Pública, Antônio Padilha, com um agradecimento especial aos guardas que se cadastraram no programa de doação de medula óssea.

A assistente social do Hemocentro Regional, Tereza Peluso, parabenizou a Guarda Municipal pela ação e ressaltou que o estoque de sangue, em situação regular, se deve principalmente pela mobilização de entidades. “Ações como está são um exemplo para outras instituições. Se contarmos apenas com os doadores fidelizados, provavelmente estaríamos com dificuldades”, lembra.

Desde a primeira doação há 8 anos no Hospital do Câncer de Maringá, o guarda municipal Agnaldo Marçal não deixou de, pelo menos, uma vez por ano fazer a doação. “É uma pequena ação que pode fazer uma grande diferença na vida das pessoas”, assinala.

Também nesta terça, 28, os guardas municipais e patrimoniais foram homenageados com a entrega do Brasão do Município e o título de Mérito Comunitário. A sessão foi prestigiada pelo pelo vice-prefeito Edson Scabora, além do comando do 4º Batalhão de Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

A Guarda Municipal realiza a vigilância das repartições municipais e executa atividades relacionadas à preservação da ordem pública e da incolumidade de pessoas, servidores públicos e do patrimônio municipal, no âmbito de competência do Município.

A corporação conta com 126 guardas municipais que realizam o patrulhamento nas ruas da cidade e 154 guardas patrimoniais. São 15 viaturas, 12 motocicletas, 1 micro-ônibus de monitoramento e 1 ônibus. A administração vai adquirir no próximo mês 7 novas viaturas e 2 vans que servirão como módulos móveis.

A Guarda Municipal também terá uma nova sede na Rua Fernão Dias. O espaço com mais de 3,8 mil metros quadrados receberá a área administrativa, operacional, central de videomonitoramento, além de contar com salas para aulas de defesa pessoal, musculação e a Defesa Civil.

Devido as peculiaridades do cargo, é criado um estatuto que regula as atividades e as carreiras da Guarda Municipal. O projeto está finalizado, passou pela Procuradoria-Geral do Município e está sob análise de impacto financeiro na Secretaria de Fazenda para depois ser encaminhado e votado pela Câmara de Vereadores.

Por dia, em média, a Guarda Municipal atende 20 ocorrências. Além de proteger o patrimônio municipal, auxilia forças policiais, combatendo o pequeno tráfico de entorpecentes e furtos, apoia os serviços de emergência como nos casos de surto psiquiátrico e realiza ações da Patrulha Maria da Penha.

A administração também investe no armamento da Guarda. Adquiridos 10 revólveres calibre 38, 12 escopetas calibre 12, e em licitação a compra de 50 pistolas TH Taurus. Mais de 30 guardas formados na 2ª Esfaep (Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças) passarão por rigorosas avaliações psicológicas e de tiro, antes de receberem o porte de arma.

Ainda são investidos recursos nas câmeras de videomonitoramento. Após a manutenção de 55 câmeras que inclusive auxiliaram no encaminhamento à delegacia de suspeitos de tráfico de droga, será aberto processo licitatório para a compra de 45 novos equipamentos.

Saiba mais sobre como doar pelo site www.hum.uem.br/hemocentro
Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário