Educação de Trânsito atenderá colégios e universidades

quinta-feira, 7 de junho de 2018
Resultado de imagem para educação no transito

Preparar um condutor mais consciente para um trânsito seguro é o fundamento das ações de educação de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Projetos iniciados já na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental poderão avançar para o ensino médio e superior.

O gerente de Educação de Trânsito, Rafael Martins, explica que são desenvolvidos pré-projetos para colégios, faculdades e universidades, dando sequência à formação de condutores, pedestres e outros atores do trânsito, incluindo algumas palestras para a terceira idade. Projetos em andamento passam a partir de agora a serem programas.

O conteúdo das atividades é construído especialmente para o público selecionado. Entre outras orientações, crianças recebem dicas sobre a utilização da cadeirinha, adolescentes para o risco do consumo de álcool e direção, adultos sobre direção defensiva e legislação, e idosos sobre a observação da sinalização e cuidados na travessia da faixa de pedestres”, destaca Martins.

O projeto “Cenas Rápidas” promove a conscientização sobre os riscos do excesso de velocidade com a participação de personagens, entre eles o “Pardal”, que alertam condutores sobre os radares com letreiros e gestos de forma lúdica além de ações com as “zebras” para a atenção na faixa de pedestres.

O “Volta às aulas” tem o objetivo de mudar o comportamento de pais e alunos contribuindo assim para a organização do trânsito principalmente nos horários de entrada e saída das unidades de ensino. Agentes de trânsito participam de reuniões com pais nas unidades escolares, orientando sobre transporte de crianças, estacionamento, travessia de pedestres, além de esclarecer dúvidas sobre legislação, entre outras informações para a segurança dos alunos.

O “É de pequeno que se aprende” atende crianças nos centros municipais de educação infantil, o “Trânsito em Sala de Aula” alunos do ensino fundamental e o projeto “Oficina de Trânsito” (parceria com a Viapar e Renault) conta com pista temática sendo marcado pela participação de unidades de ensino de outros municípios da região.

Para adultos são realizadas palestras em empresas (em 2017 foram 65 estabelecimentos com público de aproximadamente 3 mil), o curso de direção defensiva para motoristas do transporte coletivo e as blitze educativas em vias com elevado número de acidentes e infrações.


As atividades de educação de trânsito são realizadas na terça, quarta, quinta e sexta. Confira a seguir a programação semanal:


Terça

Oficina de Trânsito” - Viapar
9 às 11h30 e das 14 às 16h30

Curso de direção defensiva TCCC
15h30 às 17 horas

Quarta
Projeto “É de pequeno que se aprende”
9 às 11 horas e das 13h30 às 15 horas

Trânsito em Sala de Aula”
13h20 às 16h20

Quinta
Oficina de Trânsito” - Viapar
9 às 11h30

Projeto “É de pequeno que se aprende”
9 às 11 horas e das 13h30 às 15 horas

Oficina de Trânsito” - Viapar
14 às 16h30

Curso de direção defensiva TCCC
15h30 às 17 horas

Sexta
Trânsito em Sala de Aula”
13h20 às 16h20

Saiba mais
Agendamentos de palestras em empresas e unidades de ensino podem ser feitos pelo fone 3221-8516 (Gerência de Educação de Trânsito)

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Copyright © 2016 todos os direitos reservados a Desenvolvido por Jonas Gonçalves.