Cultura recebe demandas de artistas da dança

Resultado de imagem para artistas de dança

A Secretaria de Cultura (Semuc) realizou nesta quinta, 14, o segundo dos “Diálogos Setoriais de Cultura” com artistas e produtores culturais da dança. Os encontros visam abrir um diálogo com artistas das diferentes áreas visando conhecer as necessidades e prioridades de cada segmento, além de fomentar uma gestão participativa dos artistas no desenvolvimento de ações da Semuc.

Os artistas destacaram a necessidade de segurança e melhorias de infraestrutura nos teatros, maior divulgação dos espetáculos, valorização do segmento, alterações nos editais de ocupação do Teatro Calil Haddad, integração dos artistas, entre outras demandas.

O secretário de Cultura, Miguel Fernando Perez Silva, destacou a importância de ouvir diferentes pontos de vista e o que pode ser melhorado na pasta, ressaltando a necessidade da maior participação dos artistas nas cadeiras não-governamentais do Conselho Municipal de Cultura que está enfraquecido.

Muitas reuniões para discussão de importantes questões não aconteceram em virtude da falta de quórum. O impedimento de participar de editais por ser do Conselho desestimula o envolvimento. Realizamos um rápido estudo, mas aprofundado, para alterações nas legislações viabilizando a participação de conselheiros nos concursos. Entendemos que essas reuniões são públicas e não dão vantagens a esses artistas”, frisou Miguel Fernando.

Nara Dutra lembrou que os artistas devem ter mais apoio do poder público, ressaltando a importância da formação da plateia. “Quantos de nossos alunos se profissionalizaram e têm suas próprias escolas”, destacou.

Eliane Tortola salientou a necessidade da desburocratização e da integração da Prefeitura com universidades e faculdades que formam muitos artistas. “Queremos estar no palco apresentando nossa arte e para isso precisamos de mais facilidade de acesso aos editais, embora seja sempre necessária a qualificação profissional”, lembrou, destacando que isso pode ser evidenciado com as inscrições que não passaram de oito no último edital do Convite à Dança.
Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário