Meio Ambiente firma convênio para recolher lâmpadas fluorescentes

Resultado de imagem para lampadas fluorescentes

Parceria firmada na manhã dessa quarta, 9, entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Associação Reciclus, visa o aumento dos pontos de coletas de lâmpadas fluorescentes no comércio de Maringá, facilitando o trabalho de logística reversa dos materiais recicláveis.

Diante do baixo retorno dos produtos usados nos espaços adequados para o descarte, a Sema atendeu ao convênio da associação Reciclus, iniciativa sem fins lucrativos que atua em conjunto com importadores de lâmpadas deste tipo, para aprimorar a ação ecológica.

O trabalho de logística reserva consiste na disposição e manutenção de pontos de coleta nos locais de venda de lâmpadas fluorescentes, além de recolhimento e transporte adequado do material, de acordo com as normas da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Até a presente data, dois pontos já instalados pela Reciclus na cidade há um mês não tinham sido usados. "A Sema reunirá os os comerciantes e empresários e expor o processo da logística reversa. Isso é obrigatório e nós como secretaria precisamos fiscalizar se agentes envolvidos estão agindo de acordo com a lei", afirma o secretário do Meio Ambiente, Ederlei Alkamin, acrescentando que, nesse momento, o processo é de conscientização, tanto dos empresários, como da população. Diante de irregularidades posteriores à instalação, há a possibilidade de autuação.

A Sema viabilizará a implantação de 20 pontos de coletas da Reciclus em locais estratégicos para atender toda área urbana até o dia 8 de junho. A data coincidirá com as ações da semana do meio ambiente.

Mais informações podem ser obtidas na Sema (44) 3293-8763.

Saiba mais

O Sistema de Logística Reversa de Lâmpadas Fluorescentes foi implantado a partir de Acordo Setorial assinado em 2014 e oficializado no ano seguinte. O objetivo é garantir a destinação final de forma ambientalmente adequada e em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário