Luta antimanicomial segue com evento no dia 24

quinta-feira, 17 de maio de 2018
Resultado de imagem para Luta antimanicomial

As ações pelo Dia da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, serão encerradas no dia 24 deste mês, com palestra sobre ′Saúde Mental e Economia Solidária′. O evento é promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, com a participação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

O movimento que propõe o tratamento menos traumático e a reinserção social de portadores de doenças psicossociais teve início na quarta, 16, quando servidores da saúde participaram de palestras com o tema ′Luta Antimanicomial′ e ′Acolhimento a Saúde Mental nas UBS e Terapia Comunitária′. 

Nesta quinta, 17, ocorreu a celebração alusiva ao ′18 de Maio′, com a presença de servidores e pacientes de Centros de Assistência Psicossociais (Caps) de nove municípios da 15ª Regional de Saúde. Participantes fizeram passeata, tomaram café da manhã e assistiram à apresentação cultural dos pacientes no auditório.

Maringá tem uma rede serviço inserida no movimento de Luta Antimanicomial, que assume o tratamento menos traumático, comprovadamente mais efetivo e que dá o valor cidadão aos pacientes tratados. As ações de reinserção dos pacientes em suas redes sociais tiveram início quando  muitos pacientes internados podiam ser tratados de forma alternativa. Assim, houve diminuição dos leitos e hospedagens no Hospital Psiquiátrico de Maringá.

Atualmente, a Rede de Saúde Mental presta atendimento nas Unidades Básicas da Saúde (Ubs), os quatro Centros de Assistência Psicossocial (Caps), três Residências Terapêuticas, o programa Consultório na Rua, além de 26 leitos de emergência no Hospital Municipal (HM) e 240 no Psiquiátrico. Todos atuam em conjunto com outras frentes.

O trabalho nos espaços é multissetorial. Esta plularidade é crucial para atender os pacientes a partir de todas as suas necessidades psicológicas, físicas e sociais. Tal estrutura também dá condições para a assistência familiar dos atendidos. 
 
Saiba Mais
Encerramento das ações da Luta Antimanicomial
 Palestra: "Saúde Mental e Economia Solidária", ministrada por Leonadro Pinho e Márcia Campos. 
24 de maio, das 8h às 12.
Bloco B33 (PDE) da UEM.
 
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde - Coordenação de Saúde Mental (44) 3218-3163

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Copyright © 2016 todos os direitos reservados a Desenvolvido por Jonas Gonçalves.