Evento marca dia de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes

Resultado de imagem para abuso e exploração sexual

 Evento em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual dCrianças e Adolescentes (18 de maio), acontece nesta sexta, 18, a partir das 7h45, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura. A ocasião integra a campanha nacional 'Faça Bonito' e reforça as intervenções de apoio e combate à violência realizadas na cidade. A realização é da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), da Secretaria da Educação (Seduc) e da Secretaria de Saúde.

    Dois projetos de combate e prevenção do município terão destaque: criação de uma comissão municipal que se dedicará às ações de combate ao abuso e exploração sexual na infância e adolescência, a partir das 8h30, e a publicação da nota técnica para orientar o fluxo de atendimentoàs 10h.

    A ação em Iguatemi, em decorrência da data, alcançou 490 crianças com as palestras e demais atividades. O combate, mais direto na ocasião, acontece desde terça, 15. A equipe da Sasc percorreu a rede básica de educação para conscientizar público de até 10 anos e encerra as atividades amanhã, 18, na Escola Fernão Dias, no bairro São Domingos.

    Em Maringá, a Rede de Violência, composta por servidores da educação básica, do Núcleo Regional de Educação (NRE), dos Centros de Referência em Assistência Social e de Organizações Não Governamentais (ONG's), já lida com as questões de violência da população, principalmente na infância. A rede é composta por 12 grupos, que atendem todo o município. Os membros de cada grupo se reúnem mensalmente para lidar com casos já registrados e novas suspeitas, apontando direcionamentos, facilitando o acesso ao atendimento e dando suporte à comunidade.

    Números
    O serviço especializado a Família e Indivíduos (Paefi), ligado ao Creas, presta atendimento às pessoas e famílias que tiveram os direitos violados.

De acordo com dados da Sasc, em 2017, de 100% dos acompanhamentos feitos pelo serviço (457 no total), 15% tiveram como motivador o abuso sexual contra crianças e adolescentes, e 1% a exploração sexual. No ano anterior (2016), do total de 466, 28% faziam referência ao abuso sexual contra a mesma faixa etária, enquanto a exploração, atingia 2%.

    ‘Faça Bonito’
    Instituída há 18 anos, pela lei federal 9.970/00, a data promove ações de conscientização, além de convocar a sociedade a participar da luta em defesa aos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É destacada a garantia cidadã segurança desta faixa da população, a partir de políticas que as mantêm protegidas, livres de abusos e exploração sexual.

    Neste ano, em Maringá, as ações em alusão à campanha acontecem no período da manhã, a partir das 7h45, no Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura. Confira a programação completa para 18 de maio:

7h45 às 8h - Recepção dos participantes;

8h às 8h20 – Apresentação cultural

8h30 - Solenidade de abertura: Composição da mesa de abertura. Será assinada a Nota Técnica do Fluxo de Atendimento à Violência Sexual e Doméstica Contra Crianças e Adolescentes. Também ocorre a formalização da Comissão Municipal de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

9h às 10h: Fala de abertura seguida de debate. Tema: A garantia legal de proteção às crianças e adolescentes e o fortalecimento do combate as violências contra crianças e adolescentes. Têm a fala o Promotor de Justiça Dr. Ricardo Malek Fredegoto, da 3a Promotoria de Justiça e o Prof. Ailton José Morelli presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Maringá.

10h às 10h30 – Apresentação da Nota Técnica do Fluxo de Atendimento à Violência Sexual e Doméstica Contra Crianças e Adolescentes
11h15: Encerramento

    Saiba Mais
    Evento: 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

    Sexta, 18/05, das 7h45 às 11h15

    Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Av. Bento Munhoz da Rocha, nº 1139 (próximo ao teatro Barracão)
    Aberto ao público.

    Mais informações podem ser obtidas na Sasc (44) 3221-6419.

Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário