Maringá comemora aniversário com desfile

Resultado de imagem para desfile de aniversario de maringa no dia de hoje


A manhã ensolarada, de céu azul e clima ameno, criou o cenário perfeito para a celebração do aniversário de Maringá com o tradicional desfile cívico-militar, iniciado com hasteamento das bandeiras nesta segunda, 14, às 8 horas. Bandeiras dos Jogos Universitários Brasileiros e da Confederação Brasileira de Desporto Universitário também foram hasteadas. A competição será realizada em Maringá entre os dias 4 e 11 de novembro. Bandeirolas distribuídas ao público reforçaram o clima de comemoração. Além de autoridades locais, o prefeito Ulisses Maia e o vice, Edson Scabora, recepcionaram os deputados federais Enio Verri e Luiz Nishimori e o deputado estadual dr. Batista.

As arquibancadas instaladas na avenida XV de Novembro e o espaço ao longo da via foram ocupadas por milhares de pessoas, entre elas dona Maria José Carneiro e os netos, mariana e Fábio. De bandeirolas na mão, o trio se instalou num lugar privilegiado da arquibancada e esperou ansioso o início do desfile. “Venho todo os anos”, disse, acrescentando que outra neta, escoteira, desfilaria na avenida. “Dá uma vontade de desfilar também”, revela Maria José que, ao enxergar a neta tenta chamar sua atenção: “olha nós aqui!”.

O bloco militar, como já é tradição, abriu o desfile. Tiro de Guerra, 4º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros, Guarda Municipal e Defesa Civil receberam aplauso do público, momento em que um pequeno intervalo foi ocupado pelo prefeito Ulisses Maia. “Maringá é um lugar de desafios e oportunidades”, disse. “Já fizemos muito e vamos fazer ainda ida mais”, acrescentou o prefeito ao lembrar de seus 17 meses de governo. “Não porque prometemos, mas porque nossa cidade quer e merece”, disse.

Nesta data, quero conclamar todos os cidadãos e cidadãs de Maringá a praticar o 'maringaísmo', um sentimento baseado no amor por nossa cidade e por tudo que ela representa, e uma firme determinação de torá-la melhor para todos e para todas. “Que andemos por nossa cidade com o mesmo orgulho de nossos antepassados, com a cabeça altiva e o coração cheio de esperança, arrojo e coragem. Quero pedir que participem da vida da cidade, de cobrem nossa administração. Não tememos cobranças”, disse Ulisses Maia.

A presença de animais na avenida provocou emoção e arrancou aplausos. A iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Sema) enfatizou a importância da posse responsável e destacou multa por maus tratos, que pode chegar a R$ 2 mil. A Sema também realizou feirinha de adoção durante o desfile, repetindo eventos realizados com frequência em parceria com ONGs e cuidadores independentes. Ano passado, a prefeitura realizou mais de três mil castrações, procedimento indispensável para reduzir a população de animais de rua.

O desfile seguiu divididos em diversos blocos, dando visibilidade a entidades e instituições que dão a dimensão de metrópole a Maringá, cidade que chega aos seus 71 anos com 405 mil habitantes posicionando-se como referência nacional de qualidade de vida. No encerramento, o jornalista Ângelo Rigon, que ano passadolançou projeto itinerante de fotos e objetos relativos à história da cidade, desfilou com uma catedral em miniatura, considerada mais perfeita réplica já feita da igreja. A miniatura passa a fazer parte do acervo do projeto.

Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário