Indigenas do Paraná vai ter candidatura própria a deputado na próxima eleição

quarta-feira, 25 de outubro de 2017
Lindolfo Junior juntamente com os indigenas Genilda Rodrigues 
dos 

Santos e Paiakan Gadge
Em conversa com Lindolfo Junior, integrante da equipe que esta preparando o plano de governo de ação de governo, de Osmar Dias(PDT) na tarde de ontem, os indígenas Paiakan Gadge, e Genilda Rodrigues dos Santos, que tem forte atuação no Conselho indígena do Paraná, deixaram claro que no próximo ano os índios terão candidatos a deputados federais e estaduais.

De acordo com a informação, o escolhido pelos indígenas, vai poder trabalhar com um coeficiente de mais de 40 mil índios que tem cadastro na justiça eleitoral, portanto reúne condição de eleger um representante, tanto na esfera estadual como federal.

O despertar dessa conscientização, vem tomando conta dos indígenas de todo o brasil, sempre foram explorados por candidatos que adentram as aldeias e não voltam mais e por esse motivo, resolveram que na próxima eleição, vão de candidatura própria.

Segundo Paiakan Gadge, que percorre o Paraná divulgando a cultura indígena através da música, diz que, “esse é o momento de termos um representante no congresso nacional e na assembleia legislativa do Paraná. Vamos percorrer as aldeias paranaense apresentando o ungido que será escolhido em breve.”

Por outro lado, a ativista indígena. Genilda Rodrigues dos Santos, que foi funcionária da Funai no estado do Paraná e que teve atuação junto a Organizações dos Povos Indígenas de todo Brasil e também ocupou uma vaga na ONU, destaca que as necessidades dos índios são enormes e é preciso trazer para o centro de discussão para resolver os problemas que afetam a nação indígena em todo o país.

“A única maneira, é estarmos inseridos nas rodas políticas. Por esse motivo, iremos disputar uma eleição para buscar as soluções que vem afetando o nosso povo.”


Os indígenas também garantiram que irão procurar o Partido Verde com o objetivo de ter uma conversa com o presidente regional da legenda, Francisco Caetano Martins (Chico) com a finalidade de abrigar a candidatura que vai ser escolhida pelas lideranças indígenas de todo o estado do Paraná.

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Copyright © 2016 todos os direitos reservados a Desenvolvido por Jonas Gonçalves.