Inicia Semana da Consciência do Autismo

Nesta segunda-feira, 3, às 19h30, será realizada a abertura da Semana Municipal da Consciência do Autismo na Câmara Municipal de Maringá. 

O objetivo é realizar ações de conscientização sobre o autismo, valorizando o respeito, a aceitação e a compreensão da singularidade que afetam a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na ocasião o deputado federal Fernando Francischini estará presente e anunciará o repasse, por meio de emenda parlamentar, no valor de R$ 500 mil para área da saúde. 

A programação na data também contempla a realização de palestra sobre o atendimento de pessoas com autismo na rede municipal de ensino, ministrada pela professora e gerente da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Paula Bacaro. No espaço haverá exposição dos trabalhos da educação municipal inclusiva.

Amanhã, 4, no Auditório Hélio Moreira, às 19 horas, haverá exibição de filme relacionado ao autismo, seguido de palestra ministrada pela professora Marlene Simionato, com objetivo de debater questões apresentadas durante o filme. Na quarta, 5, ocorre na Câmara de Maringá, a palestra ministrada pela neuropediatra Rosemeire Ferreira Martins Arneiro, com o tema “A importância do diagnóstico precoce”.

 A palestra ocorre em duas oportunidades, uma pela manhã, das 8 às 11 horas, e das 14 às 17 horas.

Na quinta, 6, na Vila Olímpica, das 8 às 12 horas, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realiza a estação do autismo com distribuição de material informativo sobre o tema. Na sexta, 7, na Câmara, palestra ministrada pela psiquiatra infantil Raquel Proença, com o tema “Saúde mental: a importância de cuidar de quem cuida”.

As atividades da Semana da Consciência do Autismo iniciaram no sábado, 1, com carreata. No domingo, 2, Dia Mundial do Autismo, foi realizada uma caminhada em frente ao Parque do Ingá com a participação dos setores envolvidos na realização do evento, as crianças autistas e seus familiares, educadores e comunidade em geral.

Saiba Mais - A Semana Municipal da Consciência do Autismo em Maringá é fruto de Lei nº 9.984/2015, de autoria do então vereador e atual prefeito Ulisses Maia. O evento é uma realização da Prefeitura, por meio das secretarias de Educação/ Centro Municipal de Atendimento Especializado (CEMAE), Saúde, Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Câmara de Vereadores, Associação Maringaense dos Autistas (AMA) e Projeto Social Estrela de Davi.
Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário