Campanha contra gripe começa dia 17 de abril

A partir da próxima segunda-feira, dia 17 de abril, inicia a Campanha de Vacinação contra Gripe.

 O grupo prioritário é de trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos (quatro anos 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, indivíduos com 60 anos ou mais de idade. 

A soma de todos os públicos estimados a serem vacinados em Maringá é de 121.548 pessoas. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários.

Também estão incluídas como alvo da campanha, independente da idade (5 a 59 anos), pessoas portadoras de doenças crônicas (respiratórias, renais, cardíacas, hepáticas, neurológicas, etc) não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas. 

A vacinação deste grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos que estão cadastrados para receberem a vacina. Caso no local de atendimento onde são atendidos regularmente não tenha um posto de vacinação, devem buscar a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada, para garantir o documento com antecedência, para evitar filas no período da vacinação.

 Pacientes atendidos na rede privada ou conveniada, também devem buscar a prescrição médica e apresentar no ato da vacina.

Para esse ano, também serão incluídos como grupo os professores e auxiliares de sala ativos das escolas públicas e privadas. A orientação é para as escolas encaminharem a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua abrangência uma relação com os nomes desses profissionais. Para ter acesso a vacina, o professor deve apresentar documento com foto e uma declaração atestando sua condição profissional. 

O modelo da declaração foi elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde e encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde ao Núcleo Regional de Educação (NRE), a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e Sindicato dos Estabelecimentos Particulares do Noroeste do Paraná – instituições de ensino particulares (Sinepe) com as demais orientações. A campanha de vacinação contra gripe está prevista para terminar no dia 26 de maio, sendo 13 de maio, o dia de mobilização nacional. 

Saiba Mais - A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). 

Em Maringá, durante a semana a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde. Em anexo, o documento com a listagem de endereço e telefone dos locais para vacinação.
Compartilhar por Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário