Projeto de educação de trânsito sensibiliza crianças

A Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Coordenadoria de Educação de Trânsito, iniciou ontem, segunda, 6, o projeto “É de pequeno que se aprende”, no Colégio Mater Dei. A ação conta com palestra que ressalta a importância do uso de cinto de segurança, o respeito à faixa de pedestres, os perigos de dirigir utilizando o celular, entre outros temas.

O coordenador de Educação de Trânsito, Flávio Rodrigues Nasato, destaca que as palestras abordam questões relacionadas aos casos mais comuns de acidentes e multas de trânsito. 

“Além da palestra, elaboramos uma paródia com a canção 'Motorista da Galinha Pintadinha', sucesso entre as crianças, onde brincamos e envolvemos os alunos”, explica Nazato. Mais que respeitar a legislação, o foco do trabalho é desenvolver a cidadania e sensibilizar as crianças à preservação da vida.

As atividades, com aproximadamente 30 minutos, são feitas em cada turma. No Colégio Mater Dei o projeto prossegue até sexta, e será oferecido para mais de 900 alunos com idade de 2 a 11 anos.

O diretor do colégio, Agnaldo de Jesus Rossini, lembra que o comportamento de pais influenciou a instituição em participar do projeto. “Observamos que muitos pais não respeitam as normas de trânsito: param em fila dupla, não usam cinto de segurança, transportam crianças com idade inadequada no banco da frente e muitas outras irregularidades cometidas em razão da pressa”, explica.

Rossini também destaca a importância do projeto, realizado na instituição desde sua primeira edição, em 2014. “Após a participação no projeto, ouvimos dos pais que os próprios filhos cobram o respeito à legislação. A presença dos agentes também causa impacto e estimula as crianças a respeitar as regras”, destaca.

Saiba mais
Instituições de ensino da rede pública e particular podem participar do projeto, sendo necessário o agendamento pelo telefone 3221-8516 (Coordenadoria de Educação de Trânsito). Entre outras atividades, a Coordenadoria de Educação de Trânsito também promove ações em eventos, com uma van onde servidores realizam consultas de débitos e infrações de veículos, de pontos da carteira de habilitação, esclarecendo dúvidas sobre legislação de trânsito.
Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário