Prefeitura de Sarandi recebe pedido de levantamento na saúde

terça-feira, 21 de março de 2017
O prefeito Walter Volpato (PSDB) recebeu em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira (20), membros do Conselho Municipal de Saúde e líderes da sociedade civil organizada. 

Na ocasião, foi entregue um ofício 
solicitando um levantamento na Secretaria Municipal de Saúde no período que compreende 2012 a 2016.

O conselho realizou uma visita técnica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde identificou que desde agosto do ano passado, a unidade apresenta os mesmos problemas, considerando o número de 350 atendimentos por dia.

Os problemas mais comuns são: falta de medicamentos, falta de manutenção dos aparelhos, número insuficiente de trabalhadores para atender os pacientes, ar condicionado quebrado, ausência de aparelho aspirador e monitor cardíaco, além de macas com pacientes nos corredores.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a administração atual está perdendo uma quantia de 70 mil reais por mês, por falta de dados que alimentem o sistema de informação e por falta de planejamento organizado quanto aos pedidos de abertura de licitações. 

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a cidade de Sarandi recebeu do Governo Federal 3 milhões de reais em 2013 para as despesas da UPA, já em 2016, a verba diminuiu para 2 milhões e 100. 

Em outras cidades com o mesmo porte, os recursos aumentaram. “Diante do clamor público, o Conselho precisou tomar uma atitude, porque nós reprovamos a prestação de contas referente ao 3º quadrimestre de 2016 e agora esperamos que esse levantamento encontre o erro”, relata a ex-presidente do conselho Elena da Silva. 

O documento foi assinado pelo Prefeito, que vai tomar todas as providências. “Agora, nós vamos contratar uma empresa especializada para fazer esse levantamento, e se necessário, encaminhar ao Ministério Público”, explica Prefeito.

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Copyright © 2016 todos os direitos reservados a Desenvolvido por Jonas Gonçalves.