Iluminação com LED é testada na praça Raposo Tavares

terça-feira, 7 de março de 2017
A praça Raposo Tavares, no centro de Maringá, ficará mais iluminada a partir da noite de segunda, 6, quando lâmpadas de LED no topo de um poste com 12,5 metros de altura forem ligadas. 

O poste foi instalado ontem pela manhã como parte das medidas para garantir mais segurança aos usuários da praça.

O equipamento, em fase de teste, vai se tornar padrão na iluminação pública da cidade. Lâmpadas de LED são mais econômicas e têm menor custo de manutenção. 

“Nosso objetivo é instalar lâmpadas de LED em todas as ruas, avenidas e praças da cidade”, afirma o secretário de Serviços Públicos, Vagner de Oliveira, lembrando que o sistema consome cerca de 40% menos energia e sua simplicidade, com menos mecanismos de apoio, como suportes e proteções, reduz investimentos na manutenção. 

Outro aspecto positivo é a durabilidade das lâmpadas, superior ao sistema tradicional, o que reforça a tese de economia. 

“A luminosidade, muito superior às lâmpadas comuns, também favorece o investimento na troca de todo o sistema”, defende o secretário, acrescentando que outro aspecto relevante do uso de diodos emissores de luz é a sustentabilidade, considerando que a redução na emissão de dióxido de carbono na atmosfera é considerável. 

Estima-se que a iluminação pública seja responsável por cerca de 25% da emisão de gás carbônico na atmosfera. 

O reforço da iluminação na praça Raposo Tavares faz parte de outras medidas para assegurar mais tranquilidade aos usuários do transporte coletivo. 

Com o deslocamento dos pontos de ônibus para a rua Joubert Carvalho, necessário para a retomada das obras do novo terminal urbano, o movimento de pessoas na praça e em seu entorno vai aumentar, o que exigirá mais segurança. A demolição do terminal deve ser realizada ainda este mês.

Saiba mais
O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz ( L.E.D - Light emitter diode), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz. 

Tal transformação é diferente da encontrada nas lâmpadas convencionais que utilizam filamentos metálicos, radiação ultravioleta e descarga de gases, dentre outras. Nos LEDs, a transformação de energia elétrica em luz é feita na matéria, sendo, por isso, chamada de estado sólido. (Fonte: Unicamp)

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Copyright © 2016 todos os direitos reservados a Desenvolvido por Jonas Gonçalves.