Conselho da Igualdade Racial tem nova mesa diretora

terça-feira, 21 de março de 2017
Nova Presidente do Compir, Rosiany Maria da Silva, é socióloga e 
pesquisadora. Foto de Antonio Oza.
A socióloga e pesquisadora, Rosiany Maria da Silva, é a nova presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). Com a posse de conselheiros governamentais e reconstituição da mesa diretora, o órgão deverá priorizar a organização, até 6 de junho, da etapa municipal da IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

“Agora o nosso trabalho é divulgar para a sociedade a importância do Conselho, o que significa essa conquista, e construir uma conferência que não fique só no papel, mas que defina ações para o ano inteiro, propondo avanços em todas as áreas, somando forças”, diz Rosiany. Atuante há mais de 10 anos nas causas do movimento negro, no Conselho ela representa a Associação Consciência Negra de Maringá.

Além da nova presidente, a composição da mesa diretora tem como vice-presidente o representante da Universidade Estadual de Maringá, Delton Aparecido Felipe, na primeira secretaria a representante da Gerência de Promoção da Igualdade Racial, Rosana Cristina Bernardo, e na segunda secretaria a representante do Terreiro Mina Nagô de Yemanja Ogum, Eliane Cristina Luelsdorf.

O Compir é composto por 18 membros titulares e 18 suplentes, representando diversos setores da sociedade civil organizada e do poder público. Vinculado à Secretaria da Mulher, Igualdade Racial, Juventude e Pessoa Idosa (Semulher), tem como objetivo deliberar e fiscalizar políticas públicas que promovam a igualdade racial e a redução das desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais.

Década Afro
A Assembleia Geral da ONU proclamou o período entre 2015 e 2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes. O objetivo é reforçar a cooperação nacional, regional e internacional em relação ao pleno aproveitamento dos direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos de pessoas de afrodescendentes, bem como sua participação plena e igualitária em todos os aspectos da sociedade. Para outras informações, visite o site www.decada-afro-onu.org.

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Copyright © 2016 todos os direitos reservados a Desenvolvido por Jonas Gonçalves.