Câmara entrega prêmios do concurso de fotos pelos 10 anos da Lei Maria da Penha

Antonio Araújo/Câmara dos Deputados
Cerimônia de Premiação da 5ª Edição do Concurso sobre a Lei Maria da Penha
Procuradora da Mulher da Câmara, a deputada Elcione Barbalho ressaltou a importância das fotos para a superação de desafios em torno da total implementação da Lei Maria da Penha.
A Câmara dos Deputados entregou nesta quarta-feira (8) prêmios do concurso de fotografia pelos 10 anos da Lei Maria da Penha. Na quinta edição, o concurso busca retratar os efeitos sociais, culturais e psicológicos da lei (11.340/06) que estabelece os mecanismos para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Neste ano, as 881 fotos concorrentes trataram de "empoderamento feminino e superação da violência".
Seus autores foram divididos em duas categorias: jovens, de 14 a 17 anos de idade; e adultos, acima de 18 anos. Foram premiados os três primeiros colocados de cada categoria, além de 15 menções honrosas.
Vítima real
Policial Militar na cidade gaúcha de Caxias do Sul, Jackson Cardoso, de 35 anos, venceu a categoria adulta ao utilizar uma vítima real de violência doméstica para fazer a composição fotográfica que registra o trabalho da Patrulha Maria da Penha.
"Ela mostra muito mais do que um trabalho de prisão desenvolvido pela Brigada Militar, mas o trabalho de amparo e de apoio que é prestado às vítimas de violência”, disse Jackson Cardoso. “E foi isso que acabou mexendo com o sentimento das pessoas que colocaram a minha foto em primeiro lugar, entre 881 imagens."
Marcas da violência
Morador de Samambaia, no Distrito Federal, Rubens Salomão, de 16 anos, venceu a categoria jovem ao mostrar as "marcas da violência e do medo" em uma costureira. "Eu quis retratar, na imagem, que muitas mulheres, apesar de serem independentes, mesmo assim ainda sofrem agressões do marido e têm o receio de denunciar e de acontecer alguma coisa com elas ou com o filho delas. Muitas vezes, isso acontece", disse Rubens.
Já a paulistana Jennipher Nascimento, de 17 anos, ficou em terceiro lugar, na mesma categoria, ao homenagear a luta das "Marias": das dores, do socorro e de tantos outros sofrimentos. "Eu tentei demonstrar o cansaço e todas as coisas que envolveram muitos anos de luta das mulheres, principalmente pela expressão facial. A ideia seria representar todas as Marias brasileiras que já sofreram algum tipo de violência. Eu procurei vários depoimentos na internet e a maioria delas era Maria de alguma coisa. E isso me tocou bastante e eu tentei representar isso pelas marcas do corpo", disse Jennipher.
Conscientização
Organizadora do concurso em parceria com o Banco Mundial, a Procuradora da Mulher da Câmara, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), ressaltou a importância das fotos para a superação de desafios em torno da total implementação da Lei Maria da Penha.
"Fotografia de mulheres que conseguiram superar as violências vividas e passaram a se apropriar de seus direitos. O papel de vocês, como cidadãos e fotógrafos profissionais ou não, é essencial para a nossa luta de conscientização", disse Elcione.
Igualdade de gênero
Também presente na entrega da premiação, a coordenadora dos Direitos da Mulher, deputada Dâmina Pereira (PSL-MG), elogiou as conquistas das mulheres em torno da Lei Maria da Penha, mas disse que seu conteúdo ainda precisa ser definitivamente incorporado às práticas de delegados, promotores, juízes e desembargadores.
O diretor do Banco Mundial, Martin Raiser, disse que o concurso de fotografia fortalece a parceria da entidade com a Câmara dos Deputados "em prol da igualdade de gênero" e leva o debate sobre a violência contra a mulher para mais perto da sociedade.
Confira as fotos
Os vencedores foram premiados com troféus e a publicação das fotos em livros, que serão distribuídos em museus e em feiras itinerantes do Brasil e de vários países. Para ampliar a visibilidade dos trabalhos, as fotos também serão distribuídas em 3 mil escolas brasileiras e já estão expostas na Câmara dos Deputados. Quem quiser vê-las pela internet pode acessar o site www.concursoleimariadapenha.com.br
Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
Share on Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário