Prefeito autoriza elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017
O prefeito Ulisses Maia se reuniu com promotores de Justiça e secretários municipais para discutir os problemas da cidade na área dos resíduos sólidos urbanos. 

Um cronograma será organizado pela Prefeitura estipulando prazos e ações para soluções definitivas das questões pendentes e também cobradas pelo Ministério Público (MP).

Maia reafirmou o compromisso de não continuar o contrato de terceirização da coleta de lixo, a vencer no dia 31 de julho, renovar a frota de caminhões do município para realizar este serviço e destacou o início do recolhimento dos recicláveis em toda a cidade, uma reivindicação antiga dos maringaenses. 

“Vamos trabalhar para elaborar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), uma exigência da Lei que até hoje Maringá ainda não cumpriu”, disse.

O secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Jaime Dallagnol, explica que a atual administração vai atender a cobrança do PMGIRS feita pelo MP, ação não cumprida pela gestão anterior. 

“O Plano vai definir o que fazer, como fazer, prazos, enfim, todo o planejamento, a política do Município para a coleta de lixo residencial, coleta seletiva, a destinação e todas as outras questões deste assunto na cidade”, disse.

A audiência aconteceu na tarde de ontem, 20, e contou com a participação dos promotores de Proteção ao Patrimônio Público, Pedro Ivo Andrade, de Proteção do Meio Ambiente, José Lafaiete Barbosa Tourinho, do procurador do Ministério Público do Trabalho, Fábio Alcure, do professor da UEM e ambientalista Jorge Ulises Guerra Villalobos, além do vice-prefeito, Edson Scabora, do Procurador Geral, Alexis Kotsifas, e dos secretários de Serviços Públicos (Semusp), Vagner de Oliveira, Gestão, Laércio Fondazzi, e Meio Ambiente.

Números
De acordo com a Semusp, por mês são coletadas aproximadamente 10 mil toneladas de lixo domiciliar em Maringá.

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Copyright © 2016 todos os direitos reservados a Desenvolvido por Jonas Gonçalves.