Mudança de horário das sessões segue tendência das grandes cidades

A Câmara Municipal de Maringá colocará em segunda discussão na sessão desta terça-feira, a partir das 19h, o projeto de resolução que altera o horário das duas sessões semanais ordinárias para as 9h30. Na primeira
discussão, ele foi aprovado por 11 votos contra 3. Com essa mudança, o legislativo maringaense segue a tendência de seus congêneres das maiores cidades do Paraná, inclusive a capital.

A intenção dos vereadores com a alteração é dar maior transparência aos atos do Legislativo já que, pela manhã, as sessões poderão ser transmitidas ao vivo pela TV Câmara (Canal 16, da Net) e facilitará a cobertura pelos órgãos de imprensa. Além disso, reduzirá gastos com pessoal e energia elétrica.

O projeto de resolução de autoria dos vereadores e tendo como primeiro signatário o vereador Alex Chaves (PHS) estabelecia originalmente que ambas as sessões passariam para as 16 horas. Após debate entre os vereadores, a maioria considerou que o melhor seria o horário da manhã, e a partir disso foi feita uma emenda modificativa que estabelece o horário das 9h30.

O presidente da Câmara de Maringá, Mário Hossokawa explica que a mudança das sessões para a manhã é uma experiência para que os atos do Legislativo tenham maior transparência e cheguem a um maior número de cidadãos. “O que verificamos é que as sessões à noite registram menos público do que as realizadas durante o dia. Mas é uma experiência, se não der certo, mudamos”, explicou ele.

O que se verifica nas últimas legislaturas é que presença de público depende mais da importância dos temas em discussão do que do horário em que as sessões são realizadas. Neste ano, por exemplo, o maior público ocorreu na sessões extraordinárias do dia 5 de janeiro (quinta-feira) às 15 horas, e 6 de janeiro às 9 horas, quando foram votados o Vale Alimentação para os servidores municipais e a reforma administrativa da Prefeitura.

EXEMPLO DAS OUTRAS CÃMARAS

A Coordenadoria de Comunicação da Câmara de Maringá entrou em contato com as câmaras das outras principais cidades do Estado para saber sobre a questão dos horários de sessões. Nenhuma delas mantém atualmente sessões no período noturno. As que tinham mudaram para a manhã ou início da tarde. As
justificativas são parecidas com a dos vereadores maringaenses. Confira o que acontece nas grandes cidades do Paraná.

*Curitiba:

As sessões ordinárias são realizadas as segundas, terças e quartas-feiras sempre das *9 horas ao meio-dia. *Até 2012 elas aconteciam das* 14h30 às 17h30.* Entre as justificativas para a mudança está a implantação da TV Câmara, que traz maior transparência às sessões. Segundo o diretor de Comunicação da Câmara de Curitiba, Filipe Oliveira, a mudança também facilitou a cobertura das sessões pela imprensa e resolveu problemas
de carga horária de parte dos funcionários, que até então necessitavam ficar à disposição além de seu período normal de trabalho.

*Londrina:

As sessões são sempre as terças e quintas-feiras a partir das 14horas. Segundo a gerente da Assessoria de Comunicação da Casa, Ana Paula Rodrigues, quando há um assunto mais polêmico em pauta, a Câmara realiza
audiências públicas no período noturno. As sessões solenes também são realizadas à noite.

*Foz do Iguaçu:

 As sessões ordinárias são nas terças e quintas-feiras a partir das* 9 horas*. Há cerca de dois anos elas foram mudadas para a noite, mas ainda no ano passado os vereadores acharam melhor levá-las de volta para as manhãs.

*Cascavel: 

As sessões ordinárias acontecem às segundas-feiras a partir das 9h30. E às terças-feiras a partir das *14h30. *

*Ponta Grossa: 

As sessões ordinárias acontecem às segundas e quartas-feiras, sempre a partir das *14 horas*. Até recentemente elas eram realizadas a partir das 17 horas. Considerou-se mais produtivo trazê-las para o início da tarde. Com isso também se resolveu o problema de funcionários que tinham que estender sua jornada de trabalho até à noite.
Share on Google Plus

About Julio Take

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário