Iniciada a instalação de semáforos e sinalização na Morangueira




A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) iniciou a instalação de semáforos na avenida Morangueira. A medida é uma alternativa para organizar o trânsito no local, visando principalmente a segurança de pedestres e condutores.

Junto com a avenida Kakogawa, a Morangueira será um dos corredores de ônibus que ligarão a região norte ao centro e que integram programa de reestruturação do sistema de transporte coletivo.

As obras do programa foram iniciadas no início de 2016 e a etapa de pavimentação foi concluída em dezembro do ano passado, sem nenhuma sinalização, o que causa riscos para quem usa a via.

Os semáforos são provisórios até que sejam construídos pontos de ônibus na avenida e instalados semáforos definitivos que contarão com ponto de foco para pedestres. A instalação dos semáforos provisórios é realizada nos cruzamentos da avenida Morangueira com as ruas 10 de Maio, São Vicente, Vitória e Florianópolis.

O programa de reestruturação do sistema de transporte coletivo é financiado pelo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2) do governo federal, e contará também com a construção do terminal intermodal, no centro da cidade, que vai substituir o atual terminal urbano, e a transformação das praças Megumu Tanaka e Emílio Fajardo Espejo (Kakogawa) e Ouro Preto (Morangueira) em terminais de integração.

Além da instalação semafórica, a Semob inicia a sinalização horizontal definitiva da Morangueira com faixa de pedestres e faixas seccionadas. Para organizar o trânsito na via, diariamente agentes de trânsito orientam os condutores e pedestres.

O comerciante Eduardo Dziurza afirmou que após o fim das eleições municipais a administração abandonou a obra e provocou prejuízos à comunidade. “Desistiram da Morangueira. Esperamos que neste ano a prefeitura escute a população, principalmente os comerciantes”, disse.

Marcelo Sabaini, comerciante há mais de 18 anos na avenida, aprovou a pavimentação da avenida, porém, está apreensivo sobre as vagas de estacionamento. “Os consumidores precisam de local para estacionar, caso contrário, teremos muita dificuldades com nossos negócios”, explicou.

O secretário da pasta, Gilberto Purpur, ressalta que a avenida não poderia ter sido entregue totalmente sem sinalização e que a intervenção na via poderia ter sido feita em várias etapas, mas destaca que a Semob está implementando alternativas para a segurança na Morangueira.

O projeto é definitivo e não podemos alterá-lo por isso enquanto a obra não é finalizada condutores e pedestres devem ter cuidado, evitar o excesso de velocidade e ter muita atenção com os pedestres”, explica Purpur, garantindo que a avenida manterá estacionamento, com exceção na área de embarque e desembarque de passageiros.
Share on Google Plus

About Julio Take

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário