Aplicativo evita multas e permite interação com a Prefeitura

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017
Uma ferramenta desenvolvida pela Prefeitura de Maringá tem facilitado a vida de contribuintes. O Acesso Cidadão avisa quando há registro de irregularidades e permite, em alguns casos, que o problema seja corrigido antes de virar multa. Apesar dos benefícios, o número de pessoas utilizando o serviço ainda é considerado baixo.

O comerciante Juliano do Nascimento faz uso do sistema há um ano. “Quando eu recebo a notificação eu já resolvo e ligo no 156 para avisar. É um serviço ótimo, onde o município faz com o que o contribuinte cumpra com suas obrigações. Se todos usassem, a cidade estava mais limpa, mais cuidada”, avalia.

Após se cadastrar no sistema, o contribuinte recebe uma mensagem de e-mail quando há problema em seu imóvel, além de ter acesso pela internet a outros serviços como a Ouvidoria. Para mato alto em terreno vazio, por exemplo, uma notificação é emitida com prazo de sete dias para o proprietário regularizar e informar a prefeitura. Confirmado o atendimento da notificação, o processo é arquivado sem aplicação de multa.

Aderindo ao serviço, o cidadão também contribui no controle da dengue, chikungunya, zika vírus e outros problemas de saúde pública. O usuário Juliano do Nascimento lembra que nesta época do ano o mato cresce muito rápido e ocorrem situações onde outras pessoas jogam lixo no terreno e o proprietário não fica sabendo.

Outra vantagem da tecnologia é econômica. Antes o contribuinte gastava com a multa e a limpeza do local e a prefeitura era obrigada a gastar com envio de correspondência e publicação no Órgão Oficial, procedimentos que levavam de 40 a 60 dias sem a solução do problema. Com o aplicativo tudo é feito pela internet, sem burocracia.

Números
Maringá tem mais de 155 mil imóveis, mas apenas 6 mil usam o Acesso Cidadão. Para aderir ao serviço basta acessar o site www.maringa.pr.gov.br/acessocidadao ou baixar a versão para celular disponível nas lojas de aplicativos Google Play e App Store. Após fazer o cadastro clicando na opção “Criar conta”, o sistema lista todos os imóveis do contribuinte, a situação de cada um deles e os procedimentos para regularização. O cidadão passa a interagir com a prefeitura, recebendo notificações e comunicados em diversas situações.

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