Morre o ex-senador Jarbas Passarinho



O ex-senador Jarbas Passarinho faleceu neste domingo (5) aos 96 anos. O velório teve inicio as 12 horas no Oratório do Soldado, em Brasília. O sepultamento está marcado para 16h no cemitério Campo da Esperança, também em Brasília.
Jarbas Gonçalves Passarinho nasceu em Xapuri (AC), no dia 11 de janeiro de 1920, filho de Inácio de Loiola Passarinho e de Júlia Gonçalves Passarinho.
Aos três anos de idade, foi com a família para Belém. Seguiu depois para o Sul, onde cursou a Escola Preparatória de Cadetes de Porto Alegre. Mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1940, ingressando, no ano seguinte, na Escola Militar de Realengo. Em agosto de 1962, alcançou o posto de tenente-coronel.
Indicado por Castelo Branco, Jarbas Passarinho assumiu em junho de 1964 o Governo do Pará, eleito pela Assembléia do estado.
Em novembro de 1966 elegeu-se senador pelo Pará, na legenda da Arena. No ano seguinte, foi convidado pelo novo presidente da República, Artur da Costa e Silva, para o Ministério do Trabalho e Previdência Social. Nesse mesmo ano, passou para a reserva com a patente de coronel.
Três anos depois, em virtude do agravamento do estado de saúde de Costa e Silva, toma posse na Presidência da República o General Emílio Garrastazu Médici, que convida Jarbas Passarinho para o ministério da Educação.
Reassumiu sua cadeira no Senado em 1974. Em novembro do mesmo ano, foi reeleito pela Arena do Pará. Em fevereiro de 1981 foi eleito presidente do Senado.
A convite do presidente João Figueiredo, assumiu o ministério da Previdência em novembro de 1983.
Em 1986, foi eleito como senador para a Assembléia Nacional Constituinte.
Foi ministro da Justiça do governo Fernando Collor, de 15 de outubro de 1990 a 2 de abril de 1992, quando retornou ao Senado, para concluir seu mandato em janeiro de 1995.
Casou-se com Ruth de Castro Gonçalves Passarinho, com quem teve cinco filhos.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Compartilhar por Google Plus

About Agência de Noticia News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.